1 de junho de 2017 • 9:40 am

Saúde

Dores na coluna: pode ser postura não adequada em local de trabalho

É o que diz fisioterapeuta da Santa Casa de Maceió

Por: Da Redação
Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Print this page

Dores na coluna, tensões musculares e dores nas articulações são alguns dos sintomas mais comuns em pessoas que trabalham em ambientes não adequados. Esses desconfortos físicos estão entre os principais motivos de afastamento do trabalho, o que leva a prejuízos tanto para o profissional como para a empresa, daí a importância de investirmos em prevenção.

Postura errada causa dor

Uma técnica desconhecida por muitos pode melhorar esse quadro: é a ergonomia. O método relaciona a interação do ser humano com os locais de trabalho, buscando a melhor maneira para o profissional executar suas tarefas.

Mas, de nada adianta investir no mobiliário e num ambiente adequado, “se o profissional não adquirir novos hábitos de vida, desenvolvendo fora e dentro da empresa uma nova cultura de consciência corporal”, alerta a fisioterapeuta Alessandra Tenório, do Hospital Nossa Senhora da Guia. Veja na ilustração ao lado alguns dos erros que cometemos no trabalho.

Dicas para evitar problemas posturais:

1 – Mesa muito alta ou cadeira baixa: Punhos devem estar em extensão para a digitação, evitando dores e tendinites

2 – Não encostar a coluna na cadeira: Encosta a coluna nos encostos da cadeira, com ângulo de 90 graus, previne dores nas costas e problemas de posturas.

3 – Ar-condicionado acima da mesa: O local e a temperatura do ar condicionado devem ser confortáveis para evitar problemas respiratórios. A limpeza dos filtros requer atenção.

4 – Reflexo da luz solar na tela do computador: O ambiente deve estar bem iluminado, sendo preferível a luz natural, mas se deve evitar o reflexo do sol na tela do computador para não cansar a visão.

5 – Comida em cima da mesa: Evite refeições na mesa de trabalho, até porque a pausa é importante para o bem-estar. Toda atividade repetitiva deve ter intervalo a cada hora.

6 – Pouco espaço embaixo da mesa: É preciso manter espaço livre para as pernas embaixo da mesa para poder aproximar a cadeira da mesa e manter a postura adequada.

7 – Pescoço inclinado para falar ao telefone: Evite usar o seu telefone segurando-o com o ombro. O ideal é pegar o telefone com uma das mãos e anotar com a outra. Ou use fones de cabeça. (Theodomiro Jr.)

Deixe o seu comentário