21 de junho de 2017 • 11:22 pm

Blogs » Chuva » Fátima Almeida

E eis que o inverno chegou. Percebeu?

A chamada estação da chuva começa nesta quarta-feira, 21, mas, ao que parece, o pior de tudo já passou.

Por: Fátima Almeida
Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterEmail this to someone

Chuva de maio inundou a cidade de Marechal Deodoro

Eis que o inverno chegou. Tá estranhando? Sim, na divisão das chamadas estações do tempo, o inverno começou hoje (21 de junho). E se já teve chuva até agora, nada anormal que elas continuem, com aquele friozinho ameno, até entrar setembro trazendo o sol de primavera.

Tranquilo. Segundo os meteorologistas de plantão, a estação chega com chuvas dentro da normalidade (o que vem a ser?). E o monitoramento da previsão climática e do nível dos rios, feito pela Sala de Alerta da Secretaria do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), indica que está tudo sob controle. “O inverno muitas vezes nem é percebido pelos alagoanos”. Será???.

Desta vez deu pra perceber, sim. Antes mesmo de o calendário anunciar a entrada da estação da chuva. E essa tal normalidade não foi tão normal assim. Maio fechou, junho chegou, com registros de deslizamentos que deixaram um rastro triste de mortes; alagamentos e transbordamentos de rios e lagoas, que desabrigaram e desalojaram famílias em áreas rurais e urbanas de vários municípios alagoanos. Cidades em situação de calamidade. Famílias sofrendo perdas graves.

Na soma da defesa Civil, em Maceió, 89 barreiras deslizaram, 55 casas caíram e 16 casos de inundações aconteceram em uma “noite de caos”, no final de maio. Os municípios vizinhos de Pilar e Marechal Deodoro praticamente submergiram no volume da água corrente no leito do Rio Paraíba, rebatida pela força da maré alta, na chegada ao oceano.

Assim como no vale do Paraíba, nos vales do Mundaú, do Jacuípe e de outras bacias que cortam o Estado, famílias ainda marcadas pelo trauma das lembranças da cheia de 2010, viveram novamente o pavor de assistir à água subir e ameaçar levar bens, sonhos, projetos de vida. E sofreram perdas.

Felizmente, desta vez a tragédia teve menor dimensão.

Mas o inverno chegou. Dá pra perceber… E com ele ainda vem muita chuva por aí.

Deixe o seu comentário