4 de Janeiro de 2016 • 9:32 pm

Saúde

Instituições formam força-tarefa para combater o Aedes aegypti

Um ‘batalhão’ formado por agentes de endemias e servidores de diversos órgãos reforça, a partir desta terça-feira (5), o trabalho de combate ao mosquito

Por: Da Redação com Assessoria
Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterEmail this to someone

DENGUEUm ‘batalhão’ formado por cerca de 700 pessoas, entre agentes de endemias e servidores de diversos órgãos governamentais, reforça, a partir desta terça-feira (5), até o dia 29 de janeiro, o trabalho de combate ao mosquito Aedes aegypti, responsável pela transmissão dos vírus da Dengue, da Zika e da Chikungunya. Segundo foi divulgado, o mutirão vai às ruas dos municípios alagoanos, percorrendo imóveis públicos e privados para eliminar focos do vetor.

De acordo com a gerente da Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Estado da Saúde, Cleide Moreira, a ação deve atingir todos os 102 municípios alagoanos, começando por Santa Luzia do Norte, Barra de Santo Antônio, Coqueiro Seco, Delmiro Gouveia, Santana do Ipanema, Arapiraca, Palmeira dos Índios, Penedo e Maragogi.

Segundo Cleide Moreira, a mobilização também irá chamar a atenção da comunidade para desenvolver ações de prevenção, realizando visitas para vistoriar os cômodos das residências, com o acompanhamento do morador. Os agentes farão a remoção mecânica dos ovos e larvas do mosquito e notificarão casos suspeitos de dengue, chikungunya e zika vírus, por meio de ficha específica do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan) e informarão as equipes de Atenção Básica.

Na quarta-feira (6), a ação chega aos  municípios de Satuba; São Luís do Quitunde; Marechal Deodoro; Delmiro Gouveia; Canapi; Arapiraca; Palmeira dos Índios, Penedo e Maragogi.  Já em Maceió, a ação começará na quinta-feira (7), com concentração às 7 horas, na Praça do Skate, na Ponta Verde, de onde cerca de 80 agentes partirão para visitas domiciliares nos bairros de Jatiúca, Pajuçara, Jaraguá e Ponta da Terra.

Na quinta-feira (7), a ação vai ocorrer em Maceió, Messias, Paripueira, Barra de São Miguel, Delmiro Gouveia, Ouro Branco, Arapiraca, Palmeira dos Índios e Maragogi.

Na sexta-feira (8), segundo foi divulgado, o mutirão alcançará o bairro do Jacintinho, em Maceió, e os municípios de Rio Largo; Roteiro; Inhapi; Dois Riachos; São Miguel dos Campos; Boca da Mata; Feliz Deserto e Japaratinga.

A ação coordenada pela Defesa Civil estadual conta com a participação da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau); Corpo de Bombeiros; além das Secretarias de Estado da Assistência Social; Educação, Meio Ambiente; Segurança Pública e Fazenda, Ministério Público Estadual; e Gabinete do Governador.

Deixe o seu comentário