25 de abril de 2024Informação, independência e credibilidade
Política

Educação: Professores da rede estadual fazem paralisação na próxima terça

Decisão foi tomada em assembleia geral na manhã de ontem (04), atividades serão paralisadas por 24 horas

Professores da rede pública estadual de ensino paralisarão suas atividades por 24 horas na próxima terça-feira (10). A decisão, tomada em assembleia geral da categoria, também prevê o acompanhamento da categoria na votação dos vetos pelos deputados ao Plano Estadual de Educação (PEE), que ocorrerá no mesmo dia, na Assembleia Legislativa.

De acordo com a presidenta do Sinteal, Consuelo Correia, a última audiência realizada com o secretário de Estado daIMG_8949 Educação, ocorrida na segunda feira (02), não teria apresentado avanços para a categoria. Na ocasião, não houve definição por parte do governo quanto ao pagamento das progressões e do piso do magistério (nível médio), e nenhuma definição quanto ao percentual de reajuste salarial deste ano.

“O secretário, na audiência da última segunda-feira, nos informou que a reunião que teve com seus colegas secretários de Fazenda e de Gestão não teve resultado positivo da educação”, disse.

Na próxima segunda-feira (09), o sindicato se reunirá com a Seduc, Sefaz e Seplag para uma possível apresentação de proposta por parte do governo.

De acordo com a ‘Agenda de Luta’ divulgada pelo Sinteal, a mobilização para o dia 10 – dia da paralisação – inclui assembleia geral, a partir das 9h, no Espaço Cultural Profª Jarede Viana, no bairro do Mutange (sede do Sindicato), quando serão avaliados os resultados da audiência com as secretarias de governo (Seduc, Seplag e Sefaz), encaminhamentos de luta e mobilização, na Assembleia Legislativa Estadual, a partir das 14h, para acompanhamento da apreciação dos vetos ao Plano Estadual de Educação.