19 de julho de 2016 • 9:36 pm

Educação

Educação tira dúvidas de escolas sobre censo escolar 2016

Os formulários para responder ao Educacenso estão disponíveis no site da Secretaria

Por: Da Redação com Assessoria
Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Print this page

As escolas públicas e particulares com sobre o preenchimento do Censo Escolar 2016 já podem esclarecer todos os detalhes do processo na Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e na 1ª Gerência Regional de Educação (Gere).

Para isso os gestores programaram um encontro para esta quarta-feira  das 8h às 17h no auditório da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal), Centro.

No período da manhã, a reunião será com as escolas públicas da rede estadual e municipal, enquanto o horário da tarde será reservado para as instituições da rede privada. O encontro é aberto a todas as unidades de ensino da capital que desejem participar.

Na ocasião, serão abordadas alterações na forma de preenchimento do levantamento e como fazê-lo corretamente. Dentre as mudanças estão o campo filiação, que agora aparece como filiação 1 e filiação 2.

“Também prestaremos esclarecimentos sobre informações de atividades complementares, escolas extintas, paralisadas ou utilizadas para oferta de ensino superior no horário noturno”, adianta Cheila Vasconcelos, coordenadora do Censo Escolar em Alagoas.

Censo escolar 2016

Censo escolar 2016

Desde o dia 27 de junho, o Sistema Educacenso está aberto para inserção de dados por meio do endereço http://educacenso.inep.gov.br. No entanto, Cheila Vasconcelos chama a atenção para algumas particularidades do site. “Apesar de o sistema estar apto para o preenchimento, ele ainda não está permitindo o fechamento do levantamento. Ele também não está emitindo os relatórios com o quantitativo dos alunos”, explica.

Educacenso 2016– O Censo Escolar ou Educacenso 2016 pode ser respondido até o dia 31 de agosto e o seu preenchimento é obrigatório para escolas das redes públicas, privadas e filantrópicas. Os dados informados ao sistema devem ser relativos à realidade da unidade de ensino no dia 25 de maio.

Os números do Educacenso também subsidiam a formulação de políticas públicas e influenciam no cálculo de índices educacionais, a exemplo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

Os formulários para responder ao Educacenso estão disponíveis no site da Seduc (www.educacao.al.gov.br), assim como os cadernos de instrução para o preenchimento. Os arquivos podem ser acessados pelo linkhttp://migre.me/udwgC.age.

 

 

 

 

Deixe o seu comentário