19 de setembro de 2016 • 4:16 pm

Eleições 2016 » Interior

Segurança nas eleições: 10 municípios já solicitaram tropas federais

Preocupados com o clima de violência, juízes encaminham pedidos ao Tribunal Regional Eleitoral, que deve analisá-los

Por: Da Redação com Assessoria
Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Print this page
Urna eletrônica

Urna eletrônica

Já somam dez os municípios alagoanos que encaminharam ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE)  solicitação da presença de tropas federais para garantir a segurança durante as eleições. Os últimos pedidos foram realizados pelos juízes dos municípios de Palestina e Senador Rui Palmeira, atendendo a solicitação de partidos e coligações envolvidos na disputa eleitoral.

No caso de Palestina (11ª Zona), o juiz Edivaldo Landeosi anexou requerimento feito pela coligação “Unidos Por Nossa Gente”, pedindo reforço policial, com a participação de tropas federais, como medida de prevenção a episódios de violência e de garantia da segurança da população e dos políticos. Os pedidos têm como fundamento episódios registrados nas eleições de 2012 e 2014.

Ao pedido também foi anexado um abaixo-assinado com cerca de cem assinaturas de moradores de Palestina. “Analisando os requerimentos e documentos apresentados, verifico que são procedentes os temores de perturbação dos trabalhos eleitorais, em razão do que venho solicitar o reforço da segurança”, analisou o magistrado Edivaldo Landeosi.

O juiz do município de Senador Rui Palmeira (51ª Zona), Carlos Henrique Pita Duarte, também encaminhou ofício ao TRE/AL solicitando o envio de tropas.  No pedido, é narrada a preocupação com a fata de segurança no município, inclusive com o histórico de alguns homicídios supostamente ligados ao processo eleitoral e a suspeita de episódios de compra de votos.

Estes não são os únicos com essa preocupação. O TRE já recebeu pedidos de reforço de tropas federais na segurança das eleições, encaminhados pelos juízes dos municípios do Pilar, Roteiro, Rio Largo, Batalha, Jacaré dos Homens, Belo Monte, Maragogi, Japaratinga e Chã Preta.

Deixe o seu comentário