4 de outubro de 2015 • 1:00 am

Blogs » Fátima Almeida

Eleições para conselheiros tutelares acontecem hoje em todo o Brasil

Em Maceió, 110 candidatos concorrem a 50 vagas. Voto é facultativo

Por: Fátima Almeida
Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterEmail this to someone

Houve barulho, algumas reclamações sobre desorganização, estrutura, dificuldade de informação. Houve até campanha. Para muitos, nem parece, mas hoje é dia de eleição em todo o Brasil. De norte a sul do país, eleitores vão às urnas, neste domingo, para eleger cerca de 30 mil novos conselheiros tutelares que exercerão mandato de quatro anos.
A eles cabe a missão de zelar pelas crianças e adolescentes, atuando em situações de direitos ameaçados ou violados e na fiscalização de entidades que trabalham com a infância. Atuando nas comunidades, eles são uma espécie de elo entre as crianças e os adolescentes em situação de vulnerabilidade e o poder público.
De acordo com dados da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH), á aos conselhos tutelares que são destinadas cerca de 70% das denúncias recebidas pelo Disque 100 sobre violação dos direitos da infância.
Pela primeira vez, a eleição para conselheiros tutelares é unificada – acontece simultaneamente em todos os municípios brasileiros. Na sessão do último dia 30, na Câmara Municipal de Maceió, vereadores apresentaram queixas e denúncias sobre o processo e chegaram a pedir o seu adiamento, sem sucesso. A eleição vai mesmo acontecer.
O voto é facultativo a todo cidadão que tem título de eleitor regularizado. A eleição acontece das 8h às 17h. Em Maceió terá 39 locais de votação, com um total de 235 seções eleitorais, segundo informou a Prefeitura. No total, 110 candidatos foram considerados aptos no processo seletivo promovido pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA). Eles concorrem a 50 cargos de Conselheiro Tutelar de 10 Regiões Administrativas.
Estão aptos a votar pessoas maiores de 16 anos inscritas regularmente como eleitores do Município de Maceió. Na entrada da sessão eleitoral, é necessária a apresentação do título de eleitor e documento de identidade com foto.
E viva a democracia!

Deixe o seu comentário