29 de setembro de 2016 • 7:45 am

Política

Eleições: propaganda no rádio e na TV termina nesta quinta-feira

Debates e comícios também se encerram, mas candidatos ainda podem usar carro de som e realizar caminhadas até a véspera da eleição

Por: Fátima Almeida
Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Print this page

A propaganda eleitoral gratuita no rádio e na televisão para as eleições municipais do próximo domigo termina nesta quinta-feira (29). Foram 35 dias de exposição midiática, em que os candidatos – alguns com muito tempo diário; outros com quase nada – se apresentaram para os eleitores com suas ideias, seus projetos, seus aliados.

Nesse intervalo, alguns perderam, outros ganharam na conquista do eleitor. O candidato Rui Palmeira, que começou empatado com o ex-prefeito Cícero Almeida, disparou na dianteira, segundo as pesquisas de intenção de voto, e agora na reta final da disputa, apareceu com 12 pontos à frente do principal adversário – assim diz o Instuto Gape, em pesquisa divulgada esta semana.

No meio campo, JHC também cresceu, dobrou seu percentual de intenções de votos, oscilou, mas não chegou a ameaçar a tendência que se mostra desde o início, de um provável segundo turno entre Rui e Cícero. Se essa tendência se consolidar, o candidato do PSB terá a seu favor, numa negoiação de apoio, a força de quem pode definir a eleição.

CAMPANHA

Além de ser o último dia de propaganda gratuita no rádio e na televisão (a divulgação de propaganda paga em veículos impressos pode ser feita até amanhã), hoje é também o último dia para comícios e reuniões públicas utilizando aparelhagem de som fixa.

No entanto, os partidos e candidatos ainda podem fazer a distribuição de material gráfico e realizar propaganda eleitoral até o próximo sábado (1/10), com a promoção de caminhadas, carreatas, ou carro de som divulgando jingles e mensagens aos eleitores, no período das 8h às 22h, desde que o som não fique parado em um mesmo lugar.

DEBATES

Hoje é também o último dia para a realização de debate no rádio e na televisão. Desde a semana passada, os candidatos têm se enfrentado em diversas oportunidades – a maioria com restrições à participação daqueles com menor potencial eleitoral.

Na noite desta quinta-feira, o último debate entre os candidatos a prefeito de Maceió será realizado pela TV Gazeta, com apenas quatro candidatos: Rui Palmeira, Cícero Almeida, JHC e Paulão.

Os outros três candidatos não foram convidados

 

 

Deixe o seu comentário


Publicidade