10 de junho de 2015 • 11:49 am

Personalidades

Elinaldo Barros na cena do puro mérito

Este é um espaço que se propõe a honrar o mérito alagoano. Tanto faz ser de uma pessoa pública, autoridade ou um cidadão do povo. Sempre ficará em foco por uma semana.

Por: Da Redação
Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Print this page
Elinaldo Barros: o mestre.

Elinaldo Barros: o mestre.

Tudo pela cultura

Tudo pela cultura

Professor, escritor, jornalista, critico de cinema e cinéfilo desde o útero materno. Assim é Elinaldo Barros Soares. Nascido em dezembro de 1946, na Rua Santa Fé, na Ponta Grossa, em Maceió, bairro do saudoso Cine Lux, a primeira sala de cinema que ele frequentou.  Com a paixão pelo cinema transformou a vida de jovens alagoanos e formou gerações de apaixonados pela cultura alagoana.

 

Formou-se em Letras pela faculdade de Educação em 1970. E 1965 já colaborava no Diário de Alagoas escrevendo comentários esportivos. Não custou para trocar o futebol pelo cinema. Em 1967, começou a lecionar inglês e português e foi convidado para escrever sobre cinema para o Jornal de Alagoas, graças ao conhecimento que  já tinha da sétima arte.

Atuou nos principais jornais do Estado, com crônicas e resenhas sobre cinema. Assumiu a missão de professor de escola pública em 1971. Lecionou português no Colégio Guido de Fontgalland, de 1970 a 1998, e a disciplina Cinema no Centro de Ensino Superior de Maceió (Cesmac), de 1978 a 2009. Hoje ainda atua como critico de cinema. Elinaldo Barros é personalidade puro mérito alagoano.

Deixe o seu comentário