26 de Maio de 2017 • 12:21 am

Cotidiano » Interior » Maceió

Em alerta: Defesa Civil está de prontidão em todo o estado

Várias cidades ribeirinhas estão desde cedo sendo monitoradas pelo Corpo de Bombeiros.

Por: Fátima Almeida
Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterEmail this to someone

Fotos cedidas pela Defesa Civil

Situação de vigília em muitas cidades alagoanas. O volume de água da chuva caída nos últimos dias deixou em alerta a população ribeirinha e os órgãos de Defesa Civil nas áreas mais críticas e mais vulneráveis a enchentes.

Nesta quinta-feira, depois de uma pequena trégua pela manhã, voltou a chover forte em todo o Estado, principalmente nas regiões Norte, Zona da Mata e metropolitana de Maceió, mantendo os organismos de Defesa Civil em alerta. A previsão é de mais chuva durante a madrugada mas, sem risco de calamidade.

Várias cidades ribeirinhas estão desde cedo sendo monitoradas pelo Corpo de Bombeiros.

Os serviços de monitoramento emitiram alertas especiais para as bacias hidrográficas do Litoral Norte, Rio Camaragibe e Rio Manguaba. Em Joaquim Gomes, o Rio Camaragibe Mirim subiu 3,80m, e há preocupação de que possa causar inundações no município de Matriz de Camaragibe.

Os Rios Mundaú e Paraíba, segundo a Defesa Civil, estão com seus níveis elevados e despejando contínuo volume de água nas lagoas Mundaú e Manguaba.  Nesta quinta-feira, cerca de 40 pessoas já haviam sido desalojadas no município de Marechal Deodoro. Vale destacar que mesmo reduzindo a vazão de água dos rios, em tempo de cheia, o aumento dos níveis das Lagoas abastecidas por eles pode continuar subindo lentamente por alguns dias.                        

No início da noite, os municípios de União dos Palmares, Jacuípe, Campestre e Maragogi estavam em situação de alerta, sendo monitorados de perto por equipes do Corpo de Bombeiro, e receberam reforço de efetivo e equipamentos para possíveis ações emergenciais.

As equipes continuam de prontidão em vários pontos do estado. A previsão ainda é de mais chuva.

Além da Defesa Civil Estadual, em vários municípios, as equipes locais também estão em estado de alerta. Em São Miguel dos Campos há inundação em várias ruas. Agora à noite a  Prefeitura montou uma força-tarefa, com as secretarias de Assistência Social, Infraestrutura, Defesa Civil e Guarda Municipal para ficar de prontidão em caso de necessidade de atendimento emergencial a vítimas das chuvas.

  • Com informações da Ascom / Defesa Civil

Deixe o seu comentário