20 de abril de 2024Informação, independência e credibilidade
Blog

Em análise: Governo não descarta antecipação do 13º salário do servidor

Pleito dos lojistas foi feito esta semana. Governador diz que está tentando.

dinheiroUm apelo feito esta semana, pelo presidente da Federação de Comércio de Alagoas (Fecomércio-AL), Wilton Malta, ao secretário de Estado da Fazenda, George Santoro, pode ter uma resposta positiva. O governo não descarta a possibilidade de antecipar o pagamento do 13º salário dos servidores púbicos para a primeira semana de dezembro, para ajudar os lojistas a driblarem a crise, aquecendo as vendas antes do natal.

E quem deixou isso claro foi o próprio governador Renan Filho, ao ser indagado sobre a proposta da Fecomércio: “Vamos tentar. No começo do ano, vocês me perguntavam se iria conseguir pagar os salários em dia. Estamos pagando; no meio do ano me perguntaram se iria conseguir pagar o 13º este ano; hoje já me perguntam se poderemos antecipar o pagamento. Eu respondo que continuamos tentando”.

Para um bom entendedor, a tradução é: vamos ver o que podemos fazer. A resposta concreta deve sair depois de uma conversa entre o governador e o secretário George Santoro, que deve acontecer esta semana.

O pedido de Malta, feito na quarta-feira (4), durante reunião com o Secretário da Fazenda, revela a preocupação com a situação do comércio alagoano que, na sua avaliação, pode se agravar se o cenário econômico permanecer como está. “Sabemos que é uma situação nacional, mas se tivermos possibilidade de usar de alguns artifícios que possam dar fôlego ao setor, é válido”, ponderou Malta.

Ele sugeriu que essa antecipação seja feita dividida por faixa salarial, para aliviar o impacto nas contas do governo.

A reunião entre Wilton Malta e George Santoro não foi aberta à imprensa, mas, segundo foi divulgado pela assessoria da Fecomércio, o secretário foi receptivo à ideia, disse que o governo tem consciência da situação vivida pelo comércio, e que existe, sim, a intenção de antecipar o 13º. Mas é preciso analisar os n úmeros cuidadosamente, e isso será feito junto com o governador.

Quem sabe, né?