19 de Maio de 2015 • 6:06 pm

Política

Em nome do pacto, o encontro de pai e filho no Senado nesta quarta-feira

Renan Calheiros reunirá governadores no Salão Negro e Dilma passará o dia com as orelhas queimando,

Por: Da Redação com Assessoria
Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterEmail this to someone
Renan reúne governadores no Senado.

Renan reúne governadores no Senado.

Mais que um encontro de governadores com o presidente do Senado será um encontro de Renan pai com Renan filho no Salão Negro do Congresso Nacional. Muito embora essa será uma reunião para brancos, que tratarão do pacto federativo, entre outros mecanismos de pressão que deverão ser levados ao Palácio do Planalto. Dilma, portanto, terá uma quarta-feira de orelhas quentes.

De acordo com a assessoria do governador Renan Calheiros Filho (PMDB) a expectativa dele é que se chegue a uma pauta que ajude os Estados a destravar investimentos em áreas essenciais, desafio que envolve o reexame do atual pacto federativo.
Além de membros do Senado e dos governadores, o presidente da Câmara de Deputados, Eduardo Cunha, também deve estar presente ao encontro. Um dos principais pontos a serem discutidos será a repactuação das obrigações orçamentárias dos entes federativos para a segurança pública, educação, saúde e previdência.
A pressão contra a Presidente da República está bem caracterizada nos temos do discurso do senador Renan:  – É hora de rever o pacto federativo e o Senado é a Casa da Federação por natureza constitucional. Aqui tem três senadores por estado. Nós temos que regular essa federação.
O presidente do Senado tem defendido que o Congresso ofereça alternativas para que os estados consigam driblar a crise no país. Para ele, uma dessas alternativas é o novo indexador das dívidas dos estados, que em sua avaliação não impactou o superávit e foi “uma solução criativa para os estados nesse cenário de ajuste fiscal”.
.

Deixe o seu comentário