20 de abril de 2024Informação, independência e credibilidade
Cotidiano

Embrapa avalia áreas para a instalação de sede em Maceió

Equipe da empresa estatal visitou a região metropolitana analisando as áreas para instalação da sede.

A equipe da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) responsável pelo processo de instalação de uma unidade do órgão em Alagoas visitou nesta terça-feira, 23, diversas áreas na região metropolitana de Maceió, inclusive nos municípios de Rio Largo e Marechal Deodoro, com potencial para receber o projeto estrutural. A visita foi acompanhada pelo secretário de Agricultura, Álvaro Vasconcelos.

De acordo com o pesquisador João Flávio Veloso, coordenador do estudo da Embrapa para implantação, um documento elaborado pela equipe será encaminhado ao conselho de administração da empresa para direcionar as ações.

Técnicos da Embrapa com Álvaro vasconcelos.
Técnicos da Embrapa com Álvaro vasconcelos.

“A nossa missão aqui é fazer um levantamento, conversando com os parceiros, sobre o foco de atuação, sobre algumas questões importantes para subsidiar as tomadas de decisões que serão feitas pelo conselho. Nós estamos visitando várias regiões do Estado para consolidar esse documento”, explicou Veloso, acrescentando que a equipe deverá ficar em Alagoas pelos próximos dois meses para levantar as informações necessárias.

De acordo com o secretário Álvaro Vasconcelos, uma das metas da missão da Embrapa em Alagoas é verificar as alternativas para reduzir os custos da construção da sede. Nesse sentido, segundo Vasconcelos, o Governo do Estado não descarta a possibilidade de articular a doação ou desapropriação de uma área para a instalação da empresa.

“Nós visitamos várias áreas hoje e a Embrapa vai analisar a situação demográfica de cada uma delas para definir a localização. Eles querem uma região que facilite o acesso ao aeroporto e ao porto de Maceió, além de avaliar as condições do trânsito terrestre. Essa será uma decisão técnica. O governador Renan Filho está determinado em trazer essa unidade para Alagoas. Então, ele não vai medir esforços até mesmo para desapropriar uma área. Mas, a princípio, vamos verificar se existe uma área do próprio Governo do Estado ou do Governo Federal. Estamos considerando essas possibilidades”, afirmou o secretário.

A instalação da unidade da Embrapa em Alagoas foi confirmada no final do mês de janeiro pela ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Kátia Abreu. O tema principal da nova sede será “Alimentos Funcionais, Aromas e Sabores”, dentro da estratégia adotada pelo ministério para atender a demandas de mercado. A abrangência das pesquisas, no entanto, de acordo com João Flávio Veloso, não estará restrita ao tema escolhido.