7 de março de 2016 • 12:19 pm

Interior

Embrapa manda técnicos avaliarem o potencial do canal do sertão

A Embrapa vai instalar sua sede em Maceió

Por: Da Redação com Assessoria
Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Print this page

Técnicos da Embrapa estiveram visitando as obras do Canal do Sertão e conheceram  projetos e perspectivas da região para o desenvolvimento da agricultura. Os pesquisadores foram conduzidos pelo secretário de Estado da Agricultura, Pecuária, Pesca e Aquicultura, Álvaro Vasconcelos.

Canal do sertão: água evaporando.

Canal do sertão: inspeção da Embrapa.

Em um primeiro momento, a comitiva sobrevoou grande parte do Canal do Sertão e do cânion do Rio São Francisco, onde foram observadas questões relativas ao potencial turístico da área. Em seguida, o grupo se dirigiu ao município de Delmiro Gouveia, onde esteve reunido com o prefeito Luiz Carlos Costa.

“O prefeito relacionou dados e projetos voltados para a agricultura na área do Canal, referentes às demandas apresentadas pelas cooperativas, associações e sindicatos de trabalhadores rurais da região”, explicou o secretário Álvaro Vasconcelos.

“Também discutimos as particularidades da gastronomia e cultura do Baixo São Francisco, com a perspectiva de elaboração de projetos, por parte da Embrapa, para o segmento turístico”, disse o secretário, lembrando que, dentro da proposta da unidade “Alimentos Funcionais, Aromas e Sabores”, está incluído o incentivo à vinda de turistas a partir da integração da produção de alimentos com o diversificado bioma nordestino, unindo-se ao polo gastronômico que Alagoas representa.

Após a reunião com o prefeito de Delmiro Gouveia, a equipe da Embrapa iniciou uma visita por terra à estrutura do Canal do Sertão. A equipe da Embrapa chegou a Alagoas no dia 18 de fevereiro, com a missão de elaborar um documento a ser encaminhado ao conselho de administração da empresa para direcionar as ações.

Para isso, os pesquisadores têm se reunido com diversos segmentos, entre eles, universidade, órgãos públicos e entidades privadas, buscando firmar parcerias e reunir informações sobre as atividades agropecuárias do Estado que podem vir a ser alvo de projetos da empresa. A Embrapa vai instalar sua sede em Maceió.

 

Deixe o seu comentário