19 de abril de 2024Informação, independência e credibilidade
Alagoas

Entidades de servidores reúnem-se com deputados na defesa do serviço público

Deputados manifestam apoio às lutas dos servidores contra o desmonte do setor público.

Duas categorias de servidores públicos se mobilizaram na manhã desta segunda-feira, 27, em Maceió, para a defesa de pautas semelhantes, mas principalmente contra o desmonte do serviço público promovido pelo governo de Michel Temer.

Representações do Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde e do Sindicato dos Trabalhadores da Ufal estiveram com os deputados federais Ronaldo Lessa (PDT), coordenador da bancada alagoana, e Paulão (PT), presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara dos Deputados, buscando apoio dos parlamentares para a luta em defesa do serviço público e contra os desmontes da políticas públicas no País.

Fernando: líder dos agentes

Agentes – De acordo com o líder dos agentes comunitários, Fernando Cândido, a nova política

Davi: Coordenador do Sintufal

de atenção básica do governo federal, na atualidade, praticamente extingue a categoria dos agentes de saúde em todo o País.

“Nós viemos buscar e conseguimos o apoio dos deputados Paulão e Ronaldo Lessa, para assegurar a proteção dos nossos direitos e eles manifestaram integral apoio às nossas lutas, bem como contra a reforma da previdência que está sendo proposta pelo golpista Michel Temer”, disse Fernando Cândido.

Da Ufal – Do lado dos servidores da Universidade Federal de Alagoas, que estão em greve, a manifestação se deu por meio do coordenador geral do Sintufal, Davi Fonseca. Segundo ele, a destruição das carreiras do serviço público está explícita na Medida Provisória 805, recém lançada pelo governo Temer.

Disse que nela há vários itens que aniquilam os direitos dos servidores públicos e ainda mexe com a alíquota de recolhimento da previdência, quando aumenta a contribuição do servidor de 11% para 14%. “Nós vamos insistir com os parlamentares para a defesa dos trabalhadores da Ufal e nesta luta já temos como aliados o Ronaldo Lessa e o Paulão”, destacou Davi.

Deputados – Já os parlamentares destacaram a importância da mobilização dos servidores, considerando que ela deve ser ampliada para chegar a todos os parlamentares da bancada. Sem uma ampla mobilização eles disseram que o governo concretizará seus objetivos na defesa da política do estado mínimo.

Ronaldo Lessa e Paulão: apoio às lutas

O deputado Ronaldo Lessa disse que o governo insiste na afirmativa “mentirosa” de que o setor privado é quem vai resolver o problema do País. “Na verdade, o que eles estão acabando com a soberania nacional, desmontando o setor público, como o setor elétrico que está sendo comprado por empresas públicas de outros países. Esse é  só um dado para mostrar a contradição desse governo”, disse Lessa.

Para o deputado federal Paulão o momento é de extrema dificuldade e o governo aposta nisso para fazer o desmonte geral, provocar o retrocesso e entregar os ativos do País as grandes corporações internacionais. “Todos precisam estar atentos, por que o estamos presenciando com o desmonte é o desemprego e a destruição das políticas públicas em nome de uma proposta liberal do PSDB que o Michel Temer abraçou como programa de governo”, declarou Paulão.

O encontro dos parlamentares com os servidores aconteceu no auditório do hotel Verde Mar, na praia de Pajuçara.