12 de novembro de 2016 • 8:22 am

Saúde

Envelhecimento ativo debate diabetes nesta segunda na Santa Casa

Debate vai acontecer no Centro de Estudos Professor Lourival de Melo Mota.

Por: Da Redação com Assessoria
Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterEmail this to someone

O diabetes vem ampliando suas vítimas em todo o mundo. De acordo com o primeiro e recém-lançado relatório global da OMS sobre a doença, o número de adultos com diabetes no mundo quadruplicou desde 1980, sendo a obesidade uma das principais causas apontadas. Cerca de 422 milhões de pessoas sofriam de diabetes em 2014. Somente no Brasil, estima-se mais de 10 milhões de pessoas com o problema.

Envelher com saúde

Envelher com saúde

Para debater o assunto na Santa Casa de Maceió, o Grupo de Envelhecimento Ativo convidou o endocrinologista José Anderson, preceptor da Residência Clínica Médica da Santa Casa. O encontro será nesta segunda-feira, 14,  às 14 horas, no Centro de Estudos Professor Lourival de Melo Mota.

A doença –Caracterizada pela resistência à insulina, a diabetes tipo 2 é a mais comum, chegando a afetar cerca de 90% dos casos. “Trata-se de uma doença crônica, geralmente assintomática, que vem crescendo no mundo ocidental. Está ligada principalmente ao sobrepeso e ao sedentarismo, duas condições que estão aumentando significativamente nos últimos anos”, explica o endocrinologista.

A doença está relacionada, também, com o envelhecimento, uma vez que a diminuição da massa muscular contribui para o aparecimento do problema, pois o músculo é o principal órgão de captação de glicose. Segundo a Sociedade Brasileira de Diabetes, 33% da população brasileira dos 60 aos 79 anos de idade têm diabetes ou alguma alteração relacionada à glicose.

O projeto – O Grupo de Envelhecimento Ativo reúne pessoas de qualquer faixa etária interessadas em viver com qualidade de vida ou preparar-se para a fase da vida após os 60 anos.

O projeto é coordenado pelo professor Geraldo Liberal e inspirado pela geriatra Helen Arruda com o apoio de profissionais de diversas áreas e setores da instituição. Os encontros ocorrem sempre às segundas no Centro de Estudos Professor Lourival de Melo Mota.

 

Deixe o seu comentário