24 de abril de 2024Informação, independência e credibilidade
Política

Escavações arqueológicas inicia trabalhos de requalificação do Largo da Matriz

Ação em Marechal Deodoro realiza leitura prévia do solo das áreas histórias, prevendo a minimização dos impactos do calçamento calçadas

As obras de requalificação do Largo da Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição já iniciaram. Orçado em R$3,8 milhões, oriundos do PAC Cidades Históricas do Governo Federal, o projeto foi idealizado pela Prefeitura Municipal de Marechal Deodoro e aprovado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).

Obras de requalificação do Largo da Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição estão orçadas em R$3,8 milhões

A primeira fase de execução do projeto conta com um estudo arqueológico de áreas em torno dos principais prédios históricos da localidade, como a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição, Casa de Câmara e Cadeia, além da Igreja de Nossa Senhora do Rosários dos Homens Pretos.

Durante as escavações, que tem prazo final para o dia 28 de outubro, os arqueólogos encontraram diversos fragmentos ósseos e materiais antigos

As escavações têm por objetivo realizar uma leitura prévia do solo das áreas histórias, prevendo a minimização dos impactos consequentes das obras infraestruturantes, como a mudança do calçamento e a revitalização das calçadas.

Em cidades e áreas históricas, é obrigatório que em toda obra de requalificação, anterior a execução civil do projeto, seja realizado o trabalho da arqueologia. Com isso, após a contratação da construtora, a empresa licitada tem que contratar uma outra empresa para a realização das atividades arqueológicas.

Dentro do cronograma da obra, o processo de cavação arqueológica vai até final do mês de outubro. Após esta etapa, à medida que for avançando a parte de arqueologia, será feita a obra de saneamento, realizada pelo Estado e, logo em seguida, inicia a requalificação propriamente dita.