25 de abril de 2024Informação, independência e credibilidade
Política

Escola Sesi vence competição de Matemática promovida pela Ufal

Alunos concorreram na categoria Ensino Fundamental. Fotos: Ascom/Fiea

A Escola Sesi Industrial Abelardo Lopes, localizada no bairro da Cambona, em Maceió, foi duplamente premiada na MatExpo 2017, competição de conhecimentos promovida pelo Instituto de Matemática da Universidade Federal de Alagoas (IM/Ufal). Os alunos, que concorreram na categoria Ensino Fundamental, receberam os troféus na noite da última sexta-feira, 27, no auditório da FAN/FGV, no bairro de Jaraguá.

Para participar da MatExpo, os estudantes precisam elaborar e desenvolver um projeto em equipe, que é avaliado por uma banca examinadora, responsável pela escolha das melhores propostas apresentadas. Assim, o 1º lugar no nível 1 (6° e 7° ano) ficou com o trabalho da Escola Sesi intitulado “O Mundo é Matemática”, realizado pelos alunos do 6º ano Artur dos Anjos, Arthur Freire Cid, Andreza França, Kawanny Paula Rodrigues e Giovanna Beatriz.

A atividade foi coordenada pelo professor Antônio Larangeiras. “O nosso objetivo foi mostrar como a Matemática está presente no dia-a-dia dos alunos. A gente trabalhou com código de barras, que está nos produtos que compramos, mostrando a eles que, se houver erro nos números, o produto não será reconhecido. Explicamos, também, a curva de nível, utilizada em geografia para reconhecer relevos”, conta o professor.

Segundo ele, os estudantes ainda aprenderam como a Matemática pode ajudá-los e vencer um jogo de bilhar. Outra abordagem do projeto foi sobre colônias de bactérias. “A gente mostrou contaminação em comida, o mal que ela pode causar ao ser humano, como a bactéria se reproduz, o cálculo para entender a multiplicação delas e como se prevenir”, acrescenta o docente.

A unidade da Rede Sesi também comemorou a 3ª colocação do trabalho “Análise da Proporção Áurea no Ser Humano: Estrutura Óssea, Face e as Características das Etnias”, coordenado pela professora Cristiane Siqueira, no nível 2 (8º e 9º ano). Integram a equipe as alunas do 8º ano Maria Nicoly de Lima, Nayara Marques Ribeiro, Aquielle Felizardo dos Santos e Carla Dayana Macedo.

O trabalho uniu saberes de Matemática aos disciplinas Ciências e Geografia. “A gente fez uma brincadeira na MatExpo, que era aplicar a Máscara de Phi, considerada a ‘máscara da perfeição’, no rosto das pessoas que visitavam nosso estande, então, elas viam onde tinham mais perfeição no rosto, onde havia mais ou menos proporção e poderiam fazer comparações”, conta Cristiane. Segundo ela, este método já é utilizado por profissionais de áreas como a ortodontia.

O diretor da escola, Jeam Clemente, destacou os resultados nas competições em diversas áreas de conhecimento, que deixam a Rede Sesi no pelotão de elite da educação em Alagoas, e atribui as conquistas ao trabalho em equipe. “A escola Sesi, hoje, já é uma referência aqui no Estado, sobretudo, em Maceió. Agora, vamos nos preparar para as próximas competições”, disse.

O método de ensino diferenciado também conta para o bom desempenho dos alunos. “Fica mais divertido, porque a gente aprende brincando”, afirma Kawanny Paula. “É diferente da sala de aula porque a gente aprende na prática”, contra a colega dela, Andreza França. As meninas, que cursam o 6° ano, comemoravam muito o 1° lugar.