25 de abril de 2024Informação, independência e credibilidade
Política

Escolas alagoanas são premiadas em feira científica no Recife

Escolas de São Miguel dos Campos, Maceió e de Lagoa da Canoa e o IFAL conquistaram 2º, 3º e 4º lugares e Menção Honrosa

Alagoas foi um dos estados mais premiados na 13ª edição da Feira Nordestina de Ciência e Tecnologia (Fenecit), realizada em Recife de 19 a 23 de setembro. O Estado teve premiações com as escolas estaduais Ana Lins, de São Miguel dos Campos; Marcos Antônio, de Maceió; Nossa Senhora da Conceição, de Lagoa da Canoa e os campi Santana do Ipanema e São Miguel dos Campos do Instituto Federal de Alagoas (Ifal).

Delegação alagoana foi uma das mais premiadas na competição realizada em Recife (PE)

A Escola Estadual Marcos Antônio, de Maceió, garantiu o 2º lugar na categoria Ciências Exatas e da Terra com projeto sobre produção de cosméticos cicatrizantes à base de barbatimão (vencedor da última edição da Feira de Ciências do Estado de Alagoas – Feceal) e 2º lugar na categoria Meio Ambiente com pesquisa de produção de plástico biodegradável a partir da casca da mandioca (também vencedor da última edição da Experiment-AL), além de ter uma menção honrosa com projeto de produção de etanol a partir do mel de abelhas.

Outra premiação foi da Escola Estadual Ana Lins, 2º lugar na categoria Linguagens com um estudo de variação linguística e gênero narrativo da obra “Alexandre e outros Heróis”, de Graciliano Ramos, e 3º lugar na categoria Engenharia com projeto na área de robótica sobre o reaproveitamento de água de ar condicionado para irrigação – este último também vencedor da Mostra de Robótica do Encontro Estudantil.

Já a Escola Nossa Senhora da Conceição foi 4º lugar nas categoria Ciências Humanas com estudo sobre a caracterização das mulheres alagoanas a partir da obra “Gogó de Emas (2004)” e 4º lugar na categoria Ciências da Saúde com trabalho sobre o potencial terapêutico do óleo de baixo custo a partir da semente de abóbora para o tratamento da hiperplasia prostática benigna. Também conquistou menção honrosa com projeto de produção de farinha de jenipapo no combate à anemia.