20 de abril de 2024Informação, independência e credibilidade
Cultura

Escolas históricas da rede estadual comemoram aniversário com programação especial

Unidades localizadas em Maceió e Palmeira dos Índios completam, respectivamente, 140 e 85 anos

Duas escolas históricas e tradicionais da rede pública estadual terão dias festivos nesta segunda quinzena de outubro. Completando respectivamente 85 e 140 anos, as escolas estaduais Almeida Cavalcanti, de Palmeira dos Índios, e Bom Conselho, de Maceió, celebram seu legado para a educação alagoana com uma programação especial voltada para toda a sociedade.

Duas escolas elaboraram cronograma de atividades. Valdir Rocha, acervo Escola Almeida Cavalcanti e Sociedade Nossa Senhora do Bom Conselho.

Referências nas comunidades onde estão localizadas, as instituições elaboraram um cronograma de atividades que incluem desfiles em praça pública, apresentações culturais e reencontro com ex-alunos.

Pioneira de Palmeira

Fundada em outubro de 1932, a Escola Estadual Almeida Cavalcanti, que leva o nome do major Manoel de Almeida Cavalcanti, ajudante de ordem do coronel Pedro Paulino da Fonseca, primeiro governador de Alagoas, é a primeira escola pública estadual de Palmeira dos Índios.

Na semana de 16 a 19 de outubro, a unidade promove diversas atividades comemorativas, a exemplo do desfile em praça pública (dia 16, a partir das 9h), exposição cultural (dias 17 e 18, das 8h-11h, 14h-17h, na escola), celebração ecumênica (dia 18, 19h, na escola) e baile Saudade Jovem (dia 19, 16h, Casa de Show Aquarius).

Tesouro de Bebedouro

Fundada em 1877 para ser um lar para as órfãs da Guerra do Paraguai, a Escola Estadual Bom Conselho é um patrimônio do bairro de Bebedouro, com a sua história se confundindo com a do próprio bairro.

Inicialmente chamada de Asilo das Órfãs Desvalidas Nossa Senhora do Bom Conselho, em 1938, passa a se denominar Escola Normal Rural Nossa Senhora do Bom Conselho, enquanto, em 1964, inicia a oferta do curso pedagógico como Colégio Bom Conselho. Nos anos 90, é incorporada à rede estadual de ensino passando a se chamar Escola Estadual Bom Conselho.

A programação comemorativa, que ocorre de 23 a 27 de outubro, inclui inauguração de galeria de ex-alunos ilustres no dia 23; bate papo com ex- alunos no dia 24; desfile da banda fanfarra pelas ruas de Bebedouro no dia 25; show de talentos e homenagens a alunos e servidores destaque no dia 26 e sarau cultural no dia 27 comandado pela ex-aluna Maria Madalena Oliveira.