27 de fevereiro de 2017 • 10:55 am

Entretenimento

Espetáculo Sapatos Vermelhos volta à cena em março, na Pinacoteca da Ufal

Apresentação gratuita do solo de dança contemporânea estrelado por Isabelle Pita, será dia 7 de março, às 19h

Por: Da Redação com Assessoria
Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Print this page

Isabelle Pita, durante a primeira temporada do espetáculo (Foto: Divulgação)

(*) – Após o sucesso da primeira temporada, em janeiro último, o solo de dança contemporânea Sapatos Vermelhos estará de volta à cena alagoana, na terça-feira (7), às 19h. Desta vez, o cenário da apresentação escolhido pela bailarina e professora Isabelle Pita será a Pinacoteca da Universidade Federal de Alagoas, na Praça Sinimbu. A entrada é gratuita

Com direção de Flávio Rebelo, o espetáculo – contemplado com o Prêmio Funarte de Dança Klauss Vianna 2014 – tem, em sua dramaturgia, reflexões sobre a ancestralidade feminina na atualidade. Segundo Isabelle, que é professora do curso de licenciatura em Dança da Ufal, a criação dessa obra teve início após a morte de sua avó materna, quando passou a pensar sobre suas heranças do feminino, reverência e diferenciação de valores e crenças herdados das mulheres que a precederam.

Nesse clima de reflexão, Isabelle passou a reler Mulheres que correm com os Lobos: mitos e histórias do arquétipo da mulher selvagem, da autora Clarissa Pinkola Estés. “Encontrei argumentos e símbolos que tratam dessas heranças culturais, assim como, de crenças e comportamentos que são passados através de gerações entre as mulheres”, revelou.

As reflexões a partir dessa releitura foram muitas. Desde o impacto dessas heranças na vida das mulheres; como essas crenças e comportamentos se estabelecem no tempo das novas gerações a como construir uma identidade feminina própria e diferenciada dos modelos de feminilidade ditados pela família e pela sociedade.

No entanto, a bailarina revela que esse trabalho não tem a pretensão de oferecer respostas para essas questões. “É um convite para que olhemos para todas as mulheres que estão atrás de nós com respeito e reverência. Não precisamos trilhar os mesmos caminhos por onde elas passaram, mas temos o compromisso de construirmos a nossa própria jornada com clareza e confiança. Assim, as mulheres que virão a nossa frente estarão libertas!”, declarou.

SERVIÇO

O quê: Espetáculo Sapatos Vermelhos
Quando: 7 de março
Horário: 19h
Local: Pinacoteca Universitária, no Espaço Cultura, na Praça Sinimbu
Espetáculo gratuito

(*) Texto: Simonedie Araujo – jornalista colaboradora

Deixe o seu comentário