25 de abril de 2024Informação, independência e credibilidade
Maceió

Esquema de multas foi criado para encher os cofres da SMTT

A denúncia foi feita por jornal semanário, após reportagem investigativa

A SMTT na atual gestão da Prefeitura de Maceió instituiu uma espécia de “linha de produção” para gerar multas de trânsito e, consequentemente, engordar os cofres municipais.

A Superintendência de Transporte e Trânsito, aliada ao sistema operacional de empresas de coletivos urbanos e ainda o fundo de comepnsação, formam um conglomerado que é a menina dos olhos de vereadores de Maceió. O dinheiro que enche os cofres também garantiria mandatos legislativos.

Para multar, a ordem é parar em qualquer lugar.
Multas no trânsito: linha de produção.

O semanário O Dia trouxe esta semana uma importante matéria sobre o “mapa da mina” da SMTT,para garantir as receitas recheadas da instituição a partir dos talonários da multas de um grupo de agentes treinados especificamente para esse fim.

O Mapa – Segundo o jornal, uma rota específica na área de atuação da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) representa uma fonte exclusiva de dinheiro para a Prefeitura de Maceió e um desespero para os donos de veículos automotores.

Uma equipe formada por 16 agentes de trânsito está treinada apenas para aplicar multas em quem estaciona o carro em local proibido ou trafega pela faixa azul no limite proibido.

Para isso, os agentes que atuam no “mapa da mina” têm os locais geradores de multas na ponta da língua. Todos os dias, de manhã ou à tarde, a equipe atua na produção de infrações de natureza média que corresponde a R$ 85,13 no bolso e a menos quatro pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

A trilha da multa traçada pela SMTT compreende ruas e avenidas, principalmente no Farol e Centro da cidade. No Farol, as ruas escolhidas para atuação da equipe são: Adolfo Camerino (ao lado do Bradesco); Rua Francisco Amorim Leão (trecho compreendido nas imediações do Hospital Maceió); Rua Aurino Maciel (esquina com o Posto Calheiros) e Rua Dom Antônio Brandão.