5 de julho de 2015 • 12:27 am

Cotidiano

Estado em alerta. Previsão é de mais chuva em Alagoas, até segunda-feira

A Defesa Civil está em alerta máximo. Além do Corpo de Bombeiros e secretarias de Estado, a Marinha e o Exército foram acionados e estão de prontidão para ajudar em…

Por: Fátima Almeida
Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterEmail this to someone

A Defesa Civil está em alerta máximo. Além do Corpo de Bombeiros e secretarias de Estado, a Marinha e o Exército foram acionados e estão de prontidão para ajudar em qualquer emergência. A previsão dos serviços oficiais de monitoramento é de que a chuva continue caindo intensamente em vária regiões do estado de Alagoas durante este domingo e até a próxima segunda-feira (6).

Uma reunião emergencial, convocada pela Coordenação Estadual de Defesa Civil (Condec) foi realizada na noite deste sábado, na sede do Exército, em Maceió. Caminhões, viaturas e equipes de socorro estão prontas para agir a qualquer momento em todo o Estado, em caso de necessidade.

No Centro de Gerenciamento de Risco, montado no 59º Batalhão, equipes monitoram o nível dos rios e o volume de chuva. A preocupação de todos é com a possibilidade de transbordamentos durante a madrugada. Na zona norte do Estado, o Rio Jacuípe já transbordou e muitas famílias ficaram desalojadas. De acordo com a Defesa Civil, 50 famílias já foram relocadas para abrigos até agora.

Em Maceió, todo o efetivo da Coordenação Municipal de Defesa Civil (Comdec) está de plantão para atender as demandas da população. A equipe foi reforçada com voluntários e servidores de outras secretarias municipais, e a orientação é que os moradores de áreas consideradas de risco procurem um abrigo seguro até que a chuva dê uma trégua.

“Nossa estrutura foi toda mobilizada para atender às demandas. Mandamos o alerta para os líderes das comunidades, os representantes dos Núcleos Comunitários de Defesa Civil, os Nudecs, avisando que existe o risco de deslocamento de massa e orientando que todos fiquem em estado de atenção”, disse a coordenadora de Atenção Social da Comdec, Joana Borba.

Em caso de risco ou ocorrência o cidadão pode ligar para o Corpo de Bombeiros (193), para que a Defesa Civil seja acionada. Em Maceió a Comdec também coloca à disposição os números 0800 030 62 05, 3315-1437 e 98884-2020.

 

Deixe o seu comentário