9 de março de 2017 • 10:04 am

Serviços Públicos » Tecnologia

Estado inaugura laboratório de genética forense nesta sexta

Antes, Alagoas vivia na dependência dos exames em laboratório da Bahia

Por: Da Redação com Assessoria
Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Print this page

Nesta sexta-feira, 10, o governo do Estado estará inaugurando o Laboratório de Genética Forense, uma velha reivindicação dos peritos criminais. O laboratório representa uma conquista fundamental para a elucidação de crimes nesta terra.

A inauguração está marcada para às 9 horas no Instituto de Ciminalística, na rua do Sol, com a presença do governador Renan Filho (PMDB), que investiu R$ 800 mil na construção do equipamento. Os recursos foram do próprio governo estadual.

A biotecnologia a serviço da perícia criminal.

 

Segundo o governo, o novo espaço conta com um analisador genético de oito capilares, que permite a análise de oito amostras simultâneas, um conjunto de estação de trabalho para genotipagem, conjunto de softwares com sistema proplex, para amplificação do DNA e os reagentes que serão utilizados para as análises.

A chefe de Perícias de Laboratório, Rosana Coutinho, declarou que esse processo para implantação do laboratório de genética começou em 2005, quando o Ministério da Justiça patrocinou um curso de especialização em Genética Forense para peritos de todo o Brasil, do qual, três peritos de Alagoas participaram. Mas, como o Estado não possuía laboratório, as amostras biológicas eram analisadas no laboratório de genética da Bahia, nomeada pela Secretaria Nacional de Segurança Pública como unidade regional do Nordeste

Agora, com a inauguração do próprio laboratório de Genética Forense, Alagoas deixará de estar na dependência de outros órgãos, realizando os exames genéticos nos materiais biológicos oriundos de locais de crime, tanto para a identificação de possíveis autores, quanto para a identificação de vítimas não identificadas por outros meios, afirmou a perita criminal Rosana Coutinho.

 

 

Deixe o seu comentário