7 de dezembro de 2016 • 8:59 am

Saúde

Estado inaugura na próxima sexta a casa do coraçãozinho

A casa vai funcionar de segunda a sexta-feira, das 8 às 18h,

Por: Da Redação com Assessoria
Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Print this page

Na próxima sexta-feira, 9, o governo do Estado estará inaugurando a Casa Coraçãozinho. Trata-se de um espaço para acolher, orientar, cuidar e acompanhar pais e seus filhos cardiopatas que necessitam de observação diária, mas não precisam permanecer no ambiente hospitalar.

Coraçãozinho para ser tratado.

A casa está situada na Rua Ariosvaldo Pereira, 152, Gruta de Lourdes, em frente ao Hospital do Coração de Alagoas, e chega em um momento importante aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), pois representará uma expansão do Serviço Estadual da Cardiopediatria em Alagoas.

Segundo o cardiologista e cirurgião do Hospital do Coração de Alagoas, José Wanderley Neto,  a Casa do Coraçãozinho não será apenas uma clínica, mas uma base de apoio do sistema de atendimento das doenças cardiovasculares pediátricas no Estado de Alagoas, uma vez que muitas crianças já nascem com a patologia cardíaca e precisam ser operadas nos primeiros meses de vida, enquanto outras é preciso aguardar até a época do procedimento cirúrgico.

Disse ainda que poucos estados brasileiros possuem uma estrutura como a que será oferecida. “Isso só está sendo possível graças à parceria do governo do Estado e da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), que fugiram da lógica convencional e aceitaram financiar esse projeto, cuja concepção é baseada na humanização, na equidade e, sobretudo, no atendimento de excelência em qualidade técnica””, declarou.

A Casa do Coraçãozinho terá consultórios médicos, uma área de treinamento para pediatras e cardiopediatras e um auditório onde haverá programas de educação continuada em medicina destinada aos profissionais do hospital. Além disso, o espaço contará com três quartos para que as famílias do interior possam, quando precisar, ter um local para se acomodar próximo ao paciente, a fim de que se evite cansaço físico durante longas viagens.

Funcionamento – De segunda a sexta-feira, das 8 às 18h, os pais e as crianças serão atendidos por uma equipe multiprofissional dotada de assistentes sociais, enfermagem, médicos, cirurgiões cardiovasculares pediátricos, cardiopediatras, pediatras, psicólogos e fisioterapeutas.

 

 

Deixe o seu comentário