20 de julho de 2015 • 3:13 pm

Cotidiano

Estado inaugura nesta terça-feira a primeirira unidade de AVC do HGE

Unidade a ser inaugurada pretende dinamizar atendimento dos casos de AVC no Estado.

Por: Da Redação com Assessoria
Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterEmail this to someone
HGE ganha nova unidade de AVC.

HGE ganha nova unidade de AVC.

Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) apontam que cerca de 17,5 milhões de pessoas morrem a cada ano em decorrência de acidentes vasculares cerebrais. No Brasil, são registrados a cada ano, aproximadamente, 90 mil óbitos por doenças cerebrovasculares. E, em Alagoas, o acidente vascular é a principal causa de morte no HGE.

O governo estadual pretende minimizar a essa realidade com a  Unidade de Acidente Vascular Cerebral (UAVC), construída no Hospita Geral do Estado e que será entregue aos usuários do SUS nesta terça-feira, 21.
A Unidade de Acidente Vascular Cerebral irá agilizar a assistência do paciente vítima de AVC, minimizando possíveis sequelas da doença. Para isso, serão oferecidas equipes médicas capacitadas para atender a alta complexidade em neurologia.

Esta será a primeira unidade de AVC  a funcionar em Alagoas com este perfil, garantindo que o paciente receba assistência exclusiva para a doença. Segundo fontes do governo, a unidade buscará o tratamento do acidente vascular em seu estado agudo, nos primeiros 14 dias, considerados críticos. Assim que der entrada no HGE, com o AVC instalado em até 4 horas e meia, o paciente receberá o trombolítico, que auxiliará a recuperação e minimizará possíveis sequelas.

A unidade terá 10 destinados ao atendimento do AVC agudo, acrescidos de uma sala específica para o uso do trombolítico (medicamento que será utilizado para dissolver de emergência o trombo que obstrui a artéria). Uma equipe multidisciplinar composta por neurologistas, enfermeiros, nutricionistas, fisioterapeutas e psicólogos foi treinada para monitor e intervir precocemente na assistência aos pacientes da área.

 

Deixe o seu comentário