4 de novembro de 2017 • 5:48 pm

Governo

Estado inicia a implantação do Sistema Eletrônico de Informações

Plataforma vai eliminar o uso de papel e tornar mais efetivo os meios eletrônicos para tramitação de documentos entre os núcleos e órgãos do Executivo

Por: Da Redação
Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterEmail this to someone

O Estado de Alagoas começou, por meio da Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag), o processo de implementação do Sistema Eletrônico de Informações (SEI).

A plataforma, que possui um conjunto de módulos e funcionalidades, promove, sobretudo, a eficiência na administração. Uma das principais inovações do sistema é a informatização dos processos e documentos que, a partir da efetivação do SEI, passarão a circular apenas por meios eletrônicos, eliminando assim o uso do papel.

Para o sistema ser implementado em Alagoas, foi firmado um acordo de cooperação técnica com o Ministério do Planejamento, por meio da Seplag. Inicialmente, apenas alguns procedimentos e processos serão realizados através do SEI, mas, conforme o termo assinado, a federação precisa ter o sistema em pleno funcionamento, ou seja, atendendo as 48 instituições de seu organograma, em até 5 anos.

Um bom exemplo de um procedimento que deve, ao fim do processo de implementação do SEI, ser afetado positivamente é a solicitação da aposentadoria. Hoje, por conta de diversos entraves, o Estado ainda demora a completar todas as etapas deste ato administrativo.  Neste sentido, o SEI terá um papel importante já que ele, com o auxílio de todas as suas funcionalidades, facilitará a comunicação entre todas as partes envolvidas.

Passo a passo

Pensando nisso, a Seplag já está desenvolvendo ações de capacitação em parceria com a Escola de Governo. Além de terem acesso a conhecimentos técnicos sobre a utilização dos computadores, os servidores, aos poucos, também terão capacitações específicas sobre o SEI.

A expectativa, segundo a Seplag, é que os trabalhos em relação ao processo de implementação do sistema já estejam a total vapor nos próximos meses.

Deixe o seu comentário