23 de agosto de 2016 • 6:17 pm

Cotidiano » Saúde

Estoque mínimo de sangue deixa Hemoal em alerta geral

Doadores são chamados para reposição de sangue.

Por: Da Redação com Assessoria
Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Print this page

O  estoque de sangue no Hemoal tem hoje apenas 76 bolsas, o que representa 25,5% do estoque mínimo ideal, que seria de 300 bolsas. A placa de avdertência máxima subiu no hemocentro que agora faz o chamamento aos doadores para restabelecer a ordem e a traqnuilidade na cadeia da doação.

Doadores em alerta para os chamados.

Doadores em alerta para os chamados.

Para se ter ideia da situação crítica, das oito tipagens sanguíneas, seis estão com o número de bolsas crítico. Isso porque, segundo o relatório do Setor de Dispensação da unidade, só havia uma bolsa do tipo O Negativo, uma do tipo B Negativo, nenhum do tipo AB Negativo e sete do tipo B positivo.

Para reverter este quadro, a assistente social do Hemoal Maria das Graças Padilha salienta que mais uma vez é necessário contar com a solidariedade dos alagoanos. “A doação de sangue deve ser um gesto permanente. Mas neste momento voltamos a registrar um estoque extremamente crítico e, por isso, necessitamos realizar uma grande mobilização social”, enfatizou.

Critérios para Doação – De acordo com Maria das Graças Padilha, para doar sangue é necessário ter entre 16 a 69 anos, pesar no mínimo 50 kg e portar um documento de identificação com foto. No caso dos menores e idade, é necessário estar acompanhado dos pais e/ou responsáveis.

“O voluntário não pode ter contraído doença de Chagas, Aids, sífilis e hepatite após os 11 anos. Ainda de acordo com determinação do Ministério da Saúde, é indispensável que o candidato à doação compareça ao posto de coleta bem alimentado”, informou.

Quanto às gestantes e lactantes, segundo Maria das Graças Padilha, não é permitida a doação. E para os doadores que irão repetir o procedimento, estipula-se um prazo de dois meses para os homens e três para as mulheres.

Onde Doar  – As doações de sangue podem ser realizadas no Hemoal Trapiche, que está localizada na Rua Dr. Jorge de Lima, ao lado do Hospital Geral do Estado (HGE). A unidade Trapiche funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h e, aos sábados, das 8h às 12h.

Deixe o seu comentário