25 de abril de 2024Informação, independência e credibilidade
Cotidiano

Feira camponesa apresenta na praça da faculdade a produção de sem terra

A feira funciona das 6 às 22 horas na praça da Faculdade e ficará no local até o próximo sábado.

A produção de ex-sem terra.
A produção de ex-sem terra.

Até o meio-dia do sábado, 13, cerca de 180 pequenos produtores rurais de 19 áreas de assentamentos e acampamentos de Alagoas, estarão negociando a produção de suas terras  na Praça da Faculdade, no Centro de Maceió. Esta já é a vigésima segunda Feira Camponesa que os ex-sem terra realizam na capital.

O evento teve início na manhã desta quarta-feira e funciona de 6 às 22 horas. A feira tem 92 bancas com produtos variados, que vão desde frutas, verduras, leguminosas e aves.

A realização é da Comissão Pastoral da Terra (CPT), em parceria com o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura, Pesca e Aquicultura (Seapa) e Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra).

“Os produtos variam de região para região. O pessoal do Sertão comercializa, principalmente, milho e feijão. Do litoral, como os produtores de Maragogi, a característica é trabalhar os derivados da mandioca, como beju e farinha”, disse a engenheira agrônoma Heloisa Amaral, uma das organizadoras do evento.

A agricultora de Murici, Luzinete Maria da Conceição, participa desde a primeira edição da feira: “É uma oportunidade de comercializar nossos produtos, de mostrar nosso trabalho. ‘Mim’ sinto orgulhosa de estar presente desde o início”.

O secretário de Agricultura, Pesca e Aquicultura, Álvaro Vasconcelos, enalteceu a realização do evento e a importância da agricultura familiar para Alagoas. “O governador Renan Filho está determinado em fazer a diversificação de culturas no Estado. Ele acredita que o caminho é esse, com o pequeno produtor, com a agricultura familiar que podemos desenvolver Alagoas”, disse Álvaro Vasconcelos.