24 de outubro de 2015 • 9:27 pm

Blogs » Fátima Almeida

Feriadão vai fechar repartições públicas por quatro dias em Alagoas

Governo federal e municipal adiam folga comemorativa ao Dia do Servidor, para a sexta-feira (dia 30). Estado mantém dia 28.

Por: Fátima Almeida
Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Print this page
Ilustração - imagem internet

Ilustração – imagem internet

Não basta ser feriado; tem que ser feriadão. No próximo final de semana, as repartições públicas em Alagoas fecham no final do expediente da quinta-feira (29) e só reabrem na terça-feira (dia 3 de novembro). Serão quatro dias ininterruptos de folga, já que as instituições resolveram empurrar para a sexta-feira (dia 30) o feriado comemorativo ao Dia dos Servidores Públicos, que seria na quarta-feira (28).

Com isso, cria-se um feriadão de quatro dias, que começa na sexta-feira, atravessa o final de semana e desemboca no Dia de Finados, 2 de novembro, segunda-feira. 

O primeiro a decretar o adiamento do feriado (tratado como ponto facultativo) para a sexta-feira, foi o Governo Federal, por meio da Portaria nº 15/2015, do  Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, publicada em fevereiro. Esta semana a Prefeitura de Maceió também publicou portaria anunciando decisão de empurrar o feriado para a sexta-feira, “em conformidade com o Governo do Estado e o Governo Federal”.

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) também já informou que não terá expediente no dia 30 de outubro, por causa da transferência das comemorações do Dia do Servidor Público. E assim também agiu o Superior Tribunal de Justiça, por meio da Portaria 915, de 5 de outubro de 2015; a Defensoria Pública Estadual e o Ministério Público também transferiram o ponto facultativo para o dia 30.

INSS também já anunciou que não funciona na sexta-feira. E essa é a tendência de todas as repartições públicas.

Ao cidadão que necessita dos serviços nesse período, só restará esperar o final da folga coletiva.

Pense numa farra!!!

PS: Somente neste final de semana (dia 25), a Secretaria de Estado do Planejamento e Gestão (Seplag) divulgou um minúsculo comunicado interno, em área de acesso restrito ao servidor (Portal do Servidor), que o feriado, nas repartições da rede pública estadual será mesmo no dia 28 (quarta-feira). Para as repartições públicas do Município e do Governo Federal, mantem-se a folga na sexta-feira (dia 30).

Deixe o seu comentário