26 de janeiro de 2016 • 7:34 am

Brasil

Fies inicia inscrições de estudantes a partir desta terça-feira

Processo tem mudanças este ano e o estudante que não for selecionado em chamada única ficará em lista de espera.

Por: Da Redação
Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Print this page

As inscrições Fies 2016 terão início nesta terca-feira, 26. O MEC  publicou no Diário Oficial da União portaria que dispõe sobre o processo seletivo do FIES, referente ao primeiro semestre de 2016. As mantenedoras de Instituições de Educação Superior interessadas em participar do processo seletivo assinaram o termo de participação entre os dias 14 e 21 de dezembro, no qual constará proposta de oferta de vagas. A expectativa é de que 300 mil vagas sejam ofertadas.

As mudanças anunciadas para o Fies 2016 do meio do ano de 2015 incluíram prioridades para as regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste (com exceção do Distrito Federal). Agora, as microrregiões com IDH-M mais baixos receberão pesos maiores, sendo mais cotadas para a oferta do Fies.

Cursos com conceito 5 (máximo) no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) poderão ofertar até 50% do número de vagas autorizadas. Para cursos com conceito 4 e 3, poderão ser disponibilizadas até 40% e 30% das oportunidades, e os cursos recém-autorizados poderão disponibilizar para o Fies até 25% das vagas. Entre o total de financiamentos a serem liberados para o próximo ano, 35% terá que ser para cursos com conceito 5, 30% para cursos com conceito 4, 25% com conceito 3 e 10% para recém-autorizados.

Áreas de saúde, engenharia e voltadas para a formação de professores continuam a ter preferência na concessão dos financiamentos. De acordo com o ministério, os critérios de nota e de áreas de formação com prioridade estão mantidos para 2016.

Inscrições Fies 2016 começam em 26-01

Inscrições Fies 2016 começam em 26-01

Poderá se inscrever no processo seletivo do Fies referente ao primeiro semestre de 2016 o estudante que, atenda as seguintes condições: Tenha participado do Enem a partir da edição de 2010 e obtido média aritmética das notas nas provas igual ou superior a 450 (quatrocentos e cinqüenta) pontos e nota na redação superior a zero; possua renda familiar mensal bruta per capita de até dois salários mínimos e meio.

As inscrições para participação do processo seletivo do Fies referente ao primeiro semestre de 2016 serão efetuadas exclusivamente pela internet, por meio do endereço eletrônicohttp://fiesselecao.mec.gov.br/. Ao se inscrever no processo seletivo do Fies, o estudante deverá informar o seu número no CPF e prestar todas as informações solicitadas pelo FIES.

Encerrado o período de inscrição, os estudantes serão classificados em ordem decrescente de acordo com as notas obtidas no Enem, na opção de vaga para a qual se inscreveram.

O resultado do processo seletivo será divulgado em uma única chamada, em data a ser estabelecida no Edital. Após a conclusão da inscrição no Sisfies, os prazos de validação junto à CPSA e de comparecimento junto ao agente financeiro para formalização da contratação do financiamento, os estudantes pré-selecionados deverão acessar o Sisfies, no endereço eletrônico http://sisfiesportal.mec.gov.br/ e concluir sua inscrição para contratação do financiamento.

Lembrando que, caso não tenha sido selecionado na chamada única,  o estudante constará automaticamente na lista de espera do Fies 2016.

Deixe o seu comentário