11 de agosto de 2015 • 2:42 pm

Brasil

Fim do fim exame da OAB é o parecer de relator na CCJ da Câmara

Deputado federal Ricardo Barros (PP-PR) apresentou relatório no Dia do Advogado.

Por: Da Redação
Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterEmail this to someone
Exame em debate na Câmara.

Exame em debate na Câmara.

Brasil – O deputado Ricardo Barros (PP-PR) apresentou nesta terça-feira, 11, à Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania, parecer favorável a cinco projetos de lei que eliminam a necessidade do exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) para o exercício da advocacia.

Lembrando que hoje se comemora o Dia do Advogado, o deputado citou parecer do Ministério Público Federal segundo o qual “a exigência de aprovação no exame de ordem como restrição de acesso à profissão de advogado atinge o núcleo essencial do direito fundamental à liberdade de trabalho, ofício ou profissão, consagrado pela Constituição”.

Esse parecer foi dado em ação judicial que tramita no Supremo Tribunal Federal (STF).

Ricardo Barros disse que recebeu manifestações de representantes de movimentos de bacharéis de todo o Brasil, de lideranças políticas, de estudantes de Direito, de entidades afins, da OAB e do público em geral, incluindo familiares de bacharéis em Direito que se esforçaram para formar os filhos e o diploma não lhes dá o direito de exercer a profissão.

Os projetos aprovados pelo relator são: 2154/11, 5801/05, 7553/06, 2195/07, 2426/07 e 2154/11. Eles estão apensados ao PL 5054/05, que foi rejeitado pelo parecer, assim como os demais apensados.

Deixe o seu comentário