23 de abril de 2016 • 6:48 pm

Saúde

Governador autoriza reforma do Hemoar em Arapiraca, nesta segunda

A obra já licitada deve ser iniciada em 16 de maio.

Por: Da Redação com Assessoria
Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Print this page

Será assinada nesta segunda-feira, 25, a ordem de serviço para a reforma e ampliação do Hemocentro Regional de Arapiraca (Hemoar) em Arapiraca.  A cerimônia será comandada pelo governador Renan Filho (PMDB).

Hemoar: reforma começa em maio.

Hemoar: reforma começa em maio.

Orçada em R$ 663.772,62, a obra já está licitada e deve ser iniciada no dia 16 de maio deste ano, conforme cronograma estabelecido pela Assessoria de Serviços de Engenharia e Arquitetura da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau). Quando estiver concluída, a reforma e ampliação irá possibilitar um atendimento mais ágil, qualificado e humanizado para os doadores voluntários de sangue e servidores da unidade, já que a área física passará de 322 m² para 487 m².

Com isso, a sala de coleta de sangue terá a capacidade de atender seis doadores simultaneamente, uma vez que atualmente o espaço físico comporta quatro voluntários. Ação que, segundo a secretária de Estado da Saúde, Rozangela Wyszomirska, irá assegurar o fornecimento de hemocomponentes em qualidade e quantidade suficiente à demanda transfusional dos 46 municípios da II Macrorregião de Saúde, formada por cidades do Agreste e Sertão.

“Sangue é vida e o Hemoar representa uma unidade de grande importância para o interior do Estado, porque atende os hospitais e maternidades públicas. É por meio dele que é coletado o sangue necessário para atender pacientes de hospitais como a Unidade de Emergência do Agreste, localizada em Arapiraca, que recebe inúmeras vítimas de acidentes e que, na maioria das vezes, necessitam de transfusão”, salientou Rozangela Wyszomirska.

Hemoar – Inaugurado em 2013, o Hemoar é responsável pela coleta, processamento, armazenamento e dispensação do sangue para 14 hospitais e maternidades do Agreste e Sertão. Monitorado periodicamente pela Coordenação de Sangue e Hemoderivados do Ministério da Saúde (MS), a unidade atende a todas as especificações da Agência Nacional de Vigilância (Anvisa).

Deixe o seu comentário