24 de abril de 2024Informação, independência e credibilidade
Bleine Oliveira

Temer cogita ajudar governadores com dinheiro do BNDES

Em reunião com ministros, na terça-feira, 22, governadores discutem dificuldades financeiras dos Estados

O presidente Michel Temer deve se reunir com os governadores para discutir a situação financeira dos estados. Já na próxima terça-feira, 22, haverá um encontro deles com os ministros da Fazenda, Henrique Meirelles, e o interino do Planejamento, Dyogo Oliveira. O objetivo é buscarem soluções para a crise financeira que vários estados brasileiros enfrentam.

“Com base na evolução das discussões neste encontro, o próprio presidente da República manterá reunião com os governadores, de modo a construir uma solução conjunta que respeite e garanta o equilíbrio fiscal que está sendo buscado pela União” – disse o o porta-voz da Presidência, Alexandre Parola.

Outras autoridades, como o ministro-chefe da Casa Civil, Eliseu Padilha, afirmam que o governo estuda usar parte dos R$100 bilhões devolvidos à União pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para ajudar os Estados. Mas estes terão que cumprir metas de ajustes de contas para receber os recursos em parcelas.

Segundo Padilha, também entrará na composição dessa ajuda recursos da repatriação de dinheiro de brasileiros no exterior, inclusive os R$ 5 bilhões referentes às multas dessa regularização de ativos. Parte desse dinheiro está em depósito judicial, por decisão liminar da ministra Rosa Weber, relatora dos processos em que os governadores recorreram ao Supremo Tribunal Federal (STF) cobrando o que, nessas multas, caberia aos Estados.

Fonte: extra.globo (Reportagem de Alonso Soto; Reportagem adicional de Eduardo Simões, em São Paulo)