26 de abril de 2024Informação, independência e credibilidade
Maceió

Governo acelera obras de mobilidade nas grotas de Maceió

População comemora os benefícios nas áreas de risco

A Secretaria de Transportes do governo do Estado implementou um ritmo acelerado nas obras de mobilidade urbana nas grotas de Maceió. Com o programa “Pequenas Obras, Grandes Mudanças”, mais de 250 mil maceioenses serão beneficiados com novas escadarias, pontilhões e passeios que já estão sendo construídos nas Grotas do Pau D’Arco, no bairro Jacintinho; Alto da Boa Vista e Macaxeira, na Chã da Jaqueira; Iraci no Benedito Bentes e Aterro, no Ouro Preto.

Grotas: plano de mobilidade.
Grotas: plano de mobilidade.

Beatriz Roberta, moradora do Pau D’Arco há dez anos, conta que as obras são aguardadas ansiosamente pela população.

“Moro aqui há dez anos e nunca vi ninguém fazer algo pela gente. Com as novas escadas e pontilhões nós não iremos mais nos arriscar a andar sobre as valas. A situação é critica principalmente quando chove porque ficamos ilhados em casa”, conta a moradora. Ainda segundo Beatriz, os novos pontilhões trarão maior conforto e segurança à ela e seus vizinhos.

“Esses pontilhões foram improvisados pelos próprios moradores. Devido à precariedade, muitas crianças já caíram e se machucaram neles. A esperança é que com a conclusão das obras, minha filha não sofra com esse problema e possa ter mais liberdade para brincar na vizinhança”, comemora a dona de casa que tem um filha de 1 ano e 9 meses.

O engenheiro da Secretaria de Estado do Transporte e Desenvolvimento Urbano (Setrand), Nilson Lima, ressalta que a população têm colaborado com o trabalho dos engenheiros e operários.

“Nós precisávamos de espaço para alocar os materiais e máquinas como a betoneira, por exemplo. Os moradores têm cedido lugar em frente suas casas, em suas varadas, colaborando ativamento como nosso trabalho”, disse Lima.

Já na Grota do Alto da Boa Vista, Iraci e Macaxeira as obras encontram-se em fase de escavação inicial. As novas escadarias proporcionarão maior qualidade de vida aos mais de cinco mil moradores da região.

“As escadarias estão todas quebradas e fica difícil caminhar. À noite, a situação é ainda pior com a falta de iluminação. Com a reestruturação, nós poderemos nos deslocar com mais facilidade, além de mexer com a autoestima do morador que se sente valorizado tendo um local mais organizado e bonito para viver”, conta Adriana Oliveira, moradora do Alto do Boa Vista há 15 anos.