29 de março de 2024Informação, independência e credibilidade
Brasil

Governo anuncia privatização da transposição do rio São Francisco

Temer quer que todos os Estados paguem pela água, inclusive Alagoas

A pedido do Presidente Michel Temer, o BNDES está elaborando um projeto para a privatização das principais obras hídricas custeadas com recursos federais, como a transposição do Rio São Francisco, uma das maiores obras de infraestrutura do país.

O projeto, polêmico, leva a água do Velho Chico em canais para vários Estados do semi-árido brasileiro. A ideia é lançar em 2018 para que os Estados paguem pela água.

Obra da transposição do São Francisco.

O ministro da Integração Nacional disse ao portal poder360 que o governo está empenhado em privatizar a operação do canal da transposição, cujos custos estão estimados em R$ 500 milhões.

A ideia, disse ele, é que o Estado vai precisar de um fundo garantidor para gestão da obra e por isso se faz a discussão do modelo de concessão para a iniciativa privada, mas com a clareza de que os Estados terão que pagar pela água do canal

Ele entende que não apenas os Estados do Ceará, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Paraíba por onde passa a transposição deverão pagar pela transposição “mas todos os outros Estados da região da bacia do rio, como Alagoas e Bahia, que também terão os benefícios”.