24 de fevereiro de 2016 • 6:10 pm

Saúde

Governo estadual inaugura a UPA de Maragogi nesta sexta-feira

Unidade funcionará em regime de 24 horas e será administrada pelo município.

Por: Da Redação com Assessoria
Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Print this page

Nesta sexta-feir, 26, o govermador Renan Calheiros Filho (PMDB) estará inaugurando a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Maragogi. O evento está marcado para às 10 horas.

UPA de Maragogi vai ser entregue nesta sexta-feira.

UPA de Maragogi vai ser entregue nesta sexta-feira.

 

A UPA de Maragogi começa a prestar o serviço à população logo no sábado a partir das 7 horas.  Com o início das atividades da unidade, tanto a população do Litoral Norte de Alagoas passa a ser mais bem assistida, como também os turistas que frequentam a região. Isso porque, na alta temporada, a população do município aumenta em até 15 mil o número de habitantes.

O atendimento à população fica assegurado porque a unidade tem capacidade para atender até 350 pacientes/dia. O sistema implantado acolhe o paciente por classificação de risco, priorizando o atendimento por gravidade, e não por ordem de chegada, em consonância as orientações do Programa Nacional de Humanização (PNH).

Conforme esclareceu a diretora de assistência Pré-Hospitalar da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), Cristina Calado, a UPA marca o compromisso do governo estadual em levar atendimento de qualidade para mais perto da população. Isso se dá a partir da meta do governo de estruturar e descentralizar a assistência a saúde em Alagoas.

“O atendimento diferenciado para cada situação de risco diminui o número de transferências para o Hospital Geral do Estado, porque a UPA está preparada para prestar todos os tipos de atendimento de urgência de pequena e média complexidade”, explicou Calado.

 

A UPA vai funcionar em regime de plantão 24 horas, durante os sete dias da semana, sendo administrada pelo município com recursos de custeio divididos entre as três esferas da gestão pública. A unidade dispõe de recepção, salas de espera, classificação de risco, pequenos procedimentos, medicação, nebulização, consultórios para atendimento de clínica médica, sala de raio-x, posto de coleta do laboratório, farmácia e posto de enfermagem.

 

Deixe o seu comentário