27 de maio de 2016 • 7:50 pm

Economia

Governo federal libera venda de milho para ração animal

O milho estará disponível na Conab

Por: Da Redação com Assessoria
Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Print this page

O governo federal aprovou a venda direta de 160 mil toneladas de milho, com limite mensal de até 6 toneladas por produtor. A medida visa reduzir o preço do milho que hoje chega a custar R$68 reais a saca.

Milho é uma das sementes mais procuradas.

Milho para ração animal.

De acordo com o Ministério da Agricultura, a venda direta dos estoques públicos do grão vai beneficiar principalmente pequenos criadores das regiões Sul e Nordeste, que usam o milho na alimentação dos animais.

Alagoas hoje conta com um estoque de 2 mil toneladas de milho e, para ter acesso a ele, o produtor alagoano deverá se dirigir até a sede da Seagri ou Conab, caso esteja na capital, ou Emater, caso esteja no interior, portando uma cópia da escritura, conta de energia e declaração de vacinação dos animais.

Com a medida, o valor da saca do milho já caiu, custando hoje (27) R$54,28. Segundo o secretário da Agricultura de Alagoas, Alvaro Vasconcelos, a medida do Governo Federal só vem beneficiar os pequenos criadores.

“Essa medida vai beneficiar quem cria o gado de leite e de corte, suínos, frangos. O valor do milho estava muito alto, então essa redução no preço chega num momento importante, viabilizando o negócio do pequeno produtor. Além disso, essa medida vem se aliar ao Programa de Sementes, lançado pelo Governador Renan Filho, que busca incentivar o pequeno agricultor com sementes de qualidade e garantindo geração de empregos e aumentando a oferta de milho, equilibrando o preço dele no mercado”, afirmou o secretário.

Além do milho, o Ciep também autorizou a venda 15,6 toneladas de farinha de mandioca e de 6,2 toneladas de fécula de mandioca. Esses produtos foram comprados no ano passado pelo governo, por meio de Aquisição do Governo Federal (AGF), para regular o preço de merca

Deixe o seu comentário