11 de Abril de 2015 • 8:15 pm

Cotidiano

Governo realiza oficina de primeiro emprego para adolescentes

“Se você não sabe para onde vai, qualquer caminho serve”. Com essa reflexão, as profissionais da Secretaria de Estado do Trabalho e Emprego (Sete) iniciaram a oficina de orientação ao…

Por: Marcelo Firmino
Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterEmail this to someone

ressocialização“Se você não sabe para onde vai, qualquer caminho serve”. Com essa reflexão, as profissionais da Secretaria de Estado do Trabalho e Emprego (Sete) iniciaram a oficina de orientação ao primeiro emprego, ministrada na quinta-feira (9) às adolescentes da unidade de internação feminina.

A finalidade é oferecer ferramentas de formação profissional para ajudá-las a decidir qual o melhor caminho a tomar, após cumprirem o regime socioeducativo, ganharem a liberdade e uma nova oportunidade de vida.

 

O grupo de 18 jovens entre 14 a 19 anos recebeu dicas de como criar uma rede de contato (network), fundamental para auxiliar na busca de um emprego e como elaborar um currículo eficiente. Elas também tiveram noções de comportamento durante a seleção e no emprego.

 

A gerente da unidade, advogada Samara Lopes, considera importante a parceria com a Secretaria do Trabalho pois as dicas profissionais vão dar a elas uma visão ampla do que precisam para encarar o mercado de trabalho.

 

“Nossa intenção é mostrar a todas as internas que elas podem optar por um caminho diferente daquele que as levaram até a internação e o suporte do Sine é valoroso em todos os sentidos”, declarou.

 

A advogada revelou que, recentemente, a jovem A.S.C, que estava no  regime de semiaberto – interna durante a semana e passa o fim de semana em casa – conseguiu emprego através da rede estadual do Sine.

 

“Ela é um exemplo do caminho a ser percorrido pelas outras internas, porque se interessou pelos cursos que são ofertados, descobriu seu talento e hoje está conseguindo construir um futuro digno”, concluiu.

 

Deixe o seu comentário