23 de fevereiro de 2016 • 12:47 pm

Política

Greve suspende atividades no Detran por três dias

Diretor do órgão diz que paralisação é precipitada. Categoria pode deflagrar greve por tempo indeterminado.

Por: Fátima Almeida
Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Print this page

Quem necessita dos serviços do Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas (Detran-AL) vai ter que esperar até a próxima sexta-feira. A greve de três dias, iniciada na manhã de hoje (23), paralisou as atividades no órgão, que só deve voltar a funcionar na próxima sexta-feira (26), segundo informou o sindicato que representa os trabalhadores (Sinsdal).

Em entrevistas, o presidente Luciano Mateus afirmou que 100% dos serviços estão parados. O objetivo é pressionar o governo a negociar com a categoria, e eles avisam que, se não houver avanço nesse sentido, pode ser decretada greve por tempo indeterminado, a partir da próxima segunda-feira (29).

A pauta a ser discutida com o governo do Estado inclui a autonomia do órgão para gerenciar os recursos por ele gerados (hoje gerenciados pela Secretaria de Estado da Fazenda); a posição contra a terceirização de serviços no órgão; a realização de concurso público para ampliação de quadro de servidores, de forma a melhorar o atendimento e as condições de trabalho, sobretudo nas Companhias Regional de Trânsito (Ciretrans); além da correção da tabela do Plano de Cargos e Carreira, que a categoria considera defasada e pelo menos 18%.

NOTA DO DETRAN

Por meio de nota encaminhada à imprensa, o diretor presidente do Detran, Antônio Carlos Gouveia, disse que sempre esteve aberto ao diálogo e considerou a paralisação precipitada. Ele disse que a pauta de reivindicações já está sendo avaliada pela Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag), inclusive com alguns avanços em determinados pontos.

E informou que durante o período da paralisação (de 23 a 25 de fevereiro), o Detran-AL manterá em funcionamento os exames de legislação; serviços online de CNH definitva, PID, 2ª via e renovação automática; entrega de documentos; captura de imagem e Junta Médica.

Para a emissão de guias, os totens de autoatendimento também estarão funcionando normalmente nas Ciretrans e nos SACs da capital, segundo o Detran.

A diretoria do órgão orienta aos que têm exames práticos e serviços de vistoria agendados para o período, seja na capital ou no interior, que, caso esses serviços não sejam realizado, aguardem posicionamento do órgão até a próxima sexta-feira (26), sobre novo agendamento desses procedimentos.

Aos condutores e proprietários de veículos que estão com prazos prestes a vencer, o Detran avisa que não serão prejudicados por motivo da paralisação.

A diretoria colocou à disposição do usuário, em caráter de plantão, o telefone 98802 5372,  para esclarecimento de dúvidas.

 

Deixe o seu comentário