17 de julho de 2015 • 12:14 am

Política

Grupo de partidos se une para ganhar força na eleição de prefeito

O chamado G8 decidiu, entre outras coisas, que estará reunido, em cada município alagoano, no entorno de uma candidatura majoritária única, disputando prefeituras em 2016

Por: Fátima Almeida
Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterEmail this to someone
Lideranças do G8 confirmam união para 2016 - foto: assessoria

Lideranças do G8 confirmam união para 2016 – foto: assessoria

A reforma política que se define no Congresso Nacional foi o pano de fundo para o 1º encontro do grupo de partidos políticos que resolveram se integrar, em Alagoas, em torno de um projeto de diretrizes e metas visando às eleições municipais do próximo ano.

Reunido em Arapiraca para discutir a reforma política e seus reflexos na vida dos partidos e nas eleições que virão, além de propostas políticas e de renovação de alianças eleitorais, o chamado G8 (composto pelo PRTB, PTdoB, PTC, PHS, PSDC, PSL, PEN, PRP e PPL), decidiu, entre outras coisas, que estará reunido, em cada município alagoano, no entorno de uma candidatura majoritária única, disputando a prefeitura em diversos cidades alagoanas, inclusive na capital.

Segundo o presidente estadual do PRTB, Adeilson Bezerra, o grupo partidári0 tem, atualmente, 202 vereadores e 3 deputados estaduais em Alagoas. E uma bancada de 26 deputados federais de todo o Brasil, entre eles o alagoano Cícero Almeida, único eleito pelo PRTB em todo o país, no ano passado. Cícero tem manifestado interesse em trocar de legenda, mas, se permanecer no partido, deverá ser  o candidato do grupo à Prefeitura de Maceió na eleição de 2016.

Com a junção dos 8 partidos, o tempo de propaganda política na televisão e no rádio, dedicado a uma candidatura majoritária do grupo, na próxima eleição, sobe para três minutos, o que já é considerado um tempo razoável.

A reunião de Arapiraca foi o passo inicial de consolidação do G8. A ideia, segundo Adeilson, é promover outros encontros regionais em cidades pólos, como União dos Palmares – onde acontecerá o próximo encontro, no dia 5 de agosto – e Delmiro Gouveia, cuja data ainda não foi definida.

 

Deixe o seu comentário