1 de maio de 2024Informação, independência e credibilidade
Política

Grupo de partidos se une para ganhar força na eleição de prefeito

O chamado G8 decidiu, entre outras coisas, que estará reunido, em cada município alagoano, no entorno de uma candidatura majoritária única, disputando prefeituras em 2016

Lideranças do G8 confirmam união para 2016 - foto: assessoria
Lideranças do G8 confirmam união para 2016 – foto: assessoria

A reforma política que se define no Congresso Nacional foi o pano de fundo para o 1º encontro do grupo de partidos políticos que resolveram se integrar, em Alagoas, em torno de um projeto de diretrizes e metas visando às eleições municipais do próximo ano.

Reunido em Arapiraca para discutir a reforma política e seus reflexos na vida dos partidos e nas eleições que virão, além de propostas políticas e de renovação de alianças eleitorais, o chamado G8 (composto pelo PRTB, PTdoB, PTC, PHS, PSDC, PSL, PEN, PRP e PPL), decidiu, entre outras coisas, que estará reunido, em cada município alagoano, no entorno de uma candidatura majoritária única, disputando a prefeitura em diversos cidades alagoanas, inclusive na capital.

Segundo o presidente estadual do PRTB, Adeilson Bezerra, o grupo partidári0 tem, atualmente, 202 vereadores e 3 deputados estaduais em Alagoas. E uma bancada de 26 deputados federais de todo o Brasil, entre eles o alagoano Cícero Almeida, único eleito pelo PRTB em todo o país, no ano passado. Cícero tem manifestado interesse em trocar de legenda, mas, se permanecer no partido, deverá ser  o candidato do grupo à Prefeitura de Maceió na eleição de 2016.

Com a junção dos 8 partidos, o tempo de propaganda política na televisão e no rádio, dedicado a uma candidatura majoritária do grupo, na próxima eleição, sobe para três minutos, o que já é considerado um tempo razoável.

A reunião de Arapiraca foi o passo inicial de consolidação do G8. A ideia, segundo Adeilson, é promover outros encontros regionais em cidades pólos, como União dos Palmares – onde acontecerá o próximo encontro, no dia 5 de agosto – e Delmiro Gouveia, cuja data ainda não foi definida.