29 de março de 2024Informação, independência e credibilidade
Política

Hemoal: Estoque de sangue é considerado crítico para o Réveillon

Número de bolsas chegou a 138 nesta terça-feira, quando o ideal seriam 300 unidades

Com um estoque de 138 bolsas de sangue, o Hemocentro de Alagoas (Hemoal) continua em estado considerado crítico. O estoque ideal para atender à demanda transfussional da rede hospitalar do Estado, dentro dos critérios preconizados pelo Ministério da Saúde, são 300 bolsas.

Os números tiveram um aumento em relação à semana passada, que chegou a registrar 90 bolsas no dia 22. Apesar de o estoque ter chegado a 138 bolsas, o Hemocentro afirma que está em situação difícil e precisas que a população realize o gesto de doação.

Doação

Para doar sangue é necessário ter entre 16 a 69 anos, pesar no mínimo 50 kg e portar um documento de identificação com foto. No caso dos menores e idade é necessário estar acompanhados dos pais ou responsáveis.

O voluntário não pode ter contraído doença de Chagas, Aids, sífilis e hepatite após os 11 anos. Ainda de acordo com o Ministério da Saúde, é indispensável que o candidato à doação compareça ao local de doação bem alimentado.

Os voluntários podem realizar suas doações de sangue em três postos fixos do Estado. Em Maceió é possível doar sangue no Hemoal Trapiche, que funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h, e das 8h às 17h no sábado. A unidade está localizada na Rua Dr. Jorge de Lima.

Também é possível se candidatar a doação de sangue no Hemoal Farol, que funciona no Hospital do Açúcar, e atende de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 11h.