6 de julho de 2015 • 8:38 pm

Cotidiano

Estoque de sangue é crítico e Hemoal apela para doadores

Hemocentro faz campanha nesta terça-feira na porta da Justiça Federal.

Por: Da Redação com Assessoria
Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterEmail this to someone
Estoque em baixa

Estoque em baixa

O Hemocentro de Alagoas (Hemoal) está com o estoque de sangue em nível crítico desde o feriadão de São Pedro, de 27 a 29 de junho. Na última semana, a demanda de doadores voluntários em Maceió e  Arapiraca não foi suficiente para suprir a carência, segundo a assistente social Maria das Graças Padilha. Hoje a unidade dispõe de apenas 51% da oferta necessária.

“Além do período das férias, tivemos fortes chuvas nos últimos dias, o que contribuiu para reduzir o número de doações espontâneas. Por isso, voltamos a fazer um apelo à solidariedade dos alagoanos, porque o sangue é um remédio que salva vidas, mas não se fabrica artificialmente e não está disponível em farmácias”, salientou a assistente social do Hemoal.

Maria das Graças Padilha informou que, nesta terça-feira, 07, das 8h às 16h, a Unidade Móvel do Hemoal vai realizar coleta de sangue em frente à sede da Justiça Federal de Alagoas. O órgão está situado na Avenida Menino Marcelo, no bairro Serraria, ao lado do conjunto José Tenório.

Quem pode Doar – Para se candidatar à doação de sangue, é necessário ter peso igual ou superior a 50 kg, idade entre 16 e 69 anos e portar um documento de identificação com foto. Para os menores de 18 anos, é imprescindível estar acompanhado dos pais e portando um documento de identificação oficial e original dos responsáveis.

Segundo o protocolo do Ministério da Saúde (MS), são impedidos de doar sangue aqueles que tenham contraído hepatite após os 11 anos de idade, além de sífilis, Aids e doença de Chagas. No caso de gestantes e lactantes, é proibida a doação e, para repetir o ato solidário, os homens devem respeitar um prazo de dois meses e as mulheres ficam impedidas durante três meses.

Os voluntários podem realizar suas doações de sangue em três postos fixos do estado. Em Maceió, é possível doar sangue no Hemoal Trapiche, que funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h e está localizado na Rua Dr. Jorge de Lima. Também é possível se candidatar à doação de sangue no Hemoal Farol, que funciona no Hospital do Açúcar, e atende de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 11h.

Já no interior do estado, as doações podem ser realizadas no Hemocentro Regional de Arapiraca (Hemoar), situado na Rua Geraldo Barbosa, no bairro Centro. A unidade funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 18h.

 

Deixe o seu comentário