24 de julho de 2017 • 8:15 am

Saúde

HGE recebe oito novas máquinas para serviço de hemodiálise

Equipamentos modernos vão atender aos pacientes do SUS

Por: Da Redação com Assessoria
Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterEmail this to someone

Oito novas máquinas de hemodiálise foram instaladas no Hospital Geral do Estado (HGE) para atendimento aos pacientes renais. As máquinas foram adquiridas com recursos do próprio Estado.

Diálise: HGE com novas máquinas

Sendo quatro máquinas de diálise e quatro de osmose, os equipamentos foram instalados no HGE e passarão a atender 12 pacientes por dia sem a necessidade de deslocamento para hospitais contratualizados pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

O Estado está treinando quatro técnicos e uma enfermeira para o manuseio dos novos equipamentos, que  são considerados os mais modernos disponíveis atualmente no mercado para realizar a diálise.

“Eles são automatizados, podem informar o K/TV on line, realizar diálise sequencial, punção única, apresentar os perfis de sódio, ultrafiltração, carbonato, entre outras funções. O investimento realizado no HGE é relevante, porque salva vidas, uma vez que, se a diálise acontecer em doses inadequadas, as consequências são vistas a médio e longo prazo, trazendo de volta os doentes em situação até mais grave”, argumentou a especialista.

A hemodiálise, segundo a médica, é o método de filtração de sangue realizado por uma máquina, que limpa e filtra o sangue, ou seja, faz o trabalho que o rim doente não consegue fazer, retirando as impurezas.. Com isso, o que antes era oferecido por um único par de aparelhos, que só funcionam juntos, a no máximo três doentes renais por dia, agora passa a ser oferecido a até 12, sem a necessidade de deslocamento para hospitais contratualizados pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

 

Deixe o seu comentário