13 de junho de 2017 • 9:07 pm

Cotidiano » Cultura

Hoje é dia de Santo Antônio, o santo casamenteiro

Igreja dos Capuchinhos encerra a trezena com procissão pelas ruas do bairro do Farol

Por: Da Redação
Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterEmail this to someone

As primeiras fogueiras do mês de junho anunciam: é dia de Santo Antônio! Conhecido pela fama de santo casamenteiro, é o mais procurado nas festas juninas, levando muita gente pelas as ruas do bairro Farol, acompanhando a procissão que encerra a trezena e comemorações ao santo. A Igreja dos Capuchinhos costuma levar centenas de fiéis durante o cortejo.

Durante os 13 dias de festa, a igreja realizou missas diárias. Após a celebração eucarística, os fiéis participaram da quermesse organizada pela comunidade católica, na porta da igreja. Dentre a tradição, está também a distribuição de pãezinhos que devem ser guardados em latas de mantimentos para garantir o alimento de cada dia, o ano todo.

A procissão de Santo Antônio é um dos momentos em que o convento franciscano mais recebe fiéis. A igreja encomendou cerca de 6 mil pãezinhos que foram embalados por voluntários e entregues durante as três missas que ocorreram no dia de hoje.

As simpatias para encontrar o amor são muitas. Uma jovem, que ficou tímida ao falar com a reportagem, contou que já deixou Santo Antônio de cabeça para baixo na esperança de conseguir o almejado namorado.

“Já fiz a simpatia de colocar a imagem do Santo Antônio de cabeça pra baixo, na geladeira, até arrumar um namorado. Mas meu irmão e amigos descobriram e “salvaram” o santo, tirando-o da geladeira. Talvez por isso não arrumei o namorado em seguida”, contou rindo.

Deixe o seu comentário