28 de outubro de 2015 • 4:50 pm

Bleine Oliveira » Blogs

Kizomba de mulheres negras

  Tem festa de nêgo, é? Tem, sim. Mas é uma festa de negros, brancos, morenos, pardos, cafusos, mamelucos. É uma festa de homens, mulheres, gays, transgêneros, enrustidos, assexuados, indefinidos….

Por: Bleine Oliveira
Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Print this page

AFOXÉ OJU OMIN OMOREWA AFOXÉ POVO DE EXÚ AFRO MANDELA

 

Tem festa de nêgo, é? Tem, sim. Mas é uma festa de negros, brancos, morenos, pardos, cafusos, mamelucos. É uma festa de homens, mulheres, gays, transgêneros, enrustidos, assexuados, indefinidos.

É uma kizomba, minha gente!

Além de um gênero musical e um estilo de dança de origem angolana, a Kizomba é também festa do povo, dos negros que resistiram à escravidão. É um chamado à luta por liberdade e por justiça. É exaltação da vida e da liberdade.

É com esse espírito que os organizadores vão receber todo mundo na Kizomba das Mulheres Negras de Alagoas, hoje, a partir das 18h, no Orákulo Choperia, no bairro de Jaraguá.

O evento é uma promoção do Comitê Estadual Impulsor da Marcha das Mulheres Negras contra o racismo, a violência e pelo bem viver. Seu objetivo é captar recursos para suprir as necessidades de alimentação e hospedagem da delegação que vai representar Alagoas na Marcha, no dia 18 próximo, em Brasília.

Segundo Fátima Viana, integrante do Comitê, as mulheres negras somam 49 milhões, ou seja, 25% da população brasileira. As militantes negras lutam por possibilidades de desenvolvimento e disputa de espaços e por uma sociedade justa, democrática e solidária.

É debate sério e consequente.

Porém, no meio do caminho tem uma festa. É hoje, e todos estão convidados!

Serão 14 atrações entre grupos afros e artistas que irão se apresentar de forma voluntária, nos palcos montados na praça Rayol e no Orákulo.

Olha quem vai estar na festa: Afoxé Povo de Exu, Coletivo Afro Caeté, Afoxé Ojo Omim Omorewá, Afro Mandela, Afro Zumbi e Afro Afoxé. No palco interno do Orákulo, estarão se apresentando Segura o Coco, Mel Nascimento e Malacada e Grupo Cadência. Em seguida, o show fica por conta de Igbonan Rocha e Samba de Nego, com as participações de Carla Araújo, Luana Costa, Ismair Martins e Janaina Martins.

SERVIÇO:

O que – Kizomba das Mulheres Negras de Alagoas

Onde – No Orákulo Choperia, – Praça Rayol, em Jaraguá

Quando – Hoje, quarta-feira, 28/10

Quanto – Ingressos custam R$ 20. Os primeiros 200 compradores terão direito a uma camisa.

Pontos de venda no Neab\Ufal (praça Sinimbu – Centro) e com os organizadores do evento. Mas também poderão ser comprados na hora, no local da festa.

Nesse evento que com graça

Gente de todas as raças

Numa mesma emoção

Esta Kizomba é nossa constituição” – Martinho da Vilea

Não é o ritmo nem os passos que fazem a dança Mas a paixão que vai na alma de quem dança“. Augusto Branco

Deixe o seu comentário