26 de maio de 2016 • 8:32 am

Maceió

Igreja católica celebra Corpus Christi com procissão nas ruas de Maceió

Igreja pede que fiéis levem doações de roupas para “vestir os nus”

Por: Da Redação com Assessoria
Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Print this page

Todas as  as paróquias da Arquidiocese de Maceió celebrarão nesta quinta-feira, 26, o dia de Corpus Christi com Missa e Adoração ao Santíssimo Sacramento no período da manhã ou da noite. À tarde a concentração será para a solene procissão de Corpus Christi que percorrerá as ruas do Centro da cidade.

Nesta quinta-feira, a procissão

Nesta quinta-feira, a procissão

Na Catedral Metropolitana de Maceió, as celebrações começarão logo cedo, com uma Missa festiva às 6h e às 10h a Missa solene, presidida por dom Antônio Muniz Fernandes, arcebispo metropolitano. Logo após a Missa das 10h, será exposto o Santíssimo Sacramento para adoração pela juventude da Arquidiocese até a hora da procissão.

Depois do meio-dia, está programado que os estudantes dos colégios católicos da capital e o Setor Juventude da Arquidiocese confeccionarão os tradicionais tapetes nas ruas pelas quais passará a procissão que sairá da Catedral às 16h, com destino à praça dos Martírios, onde haverá mais uma Missa, concluindo a solenidade.

Este é o Ano da Misericórdia para os católicos e o tema pensado para celebrar o dia de Corpus Christi foi “Sede misericordiosos como o Pai” (Lc 6,36) e o lema “Somos chamados a viver de misericórdia, porque, primeiro, foi usada misericórdia para conosco”.

Além da temática da Misericórdia algumas outras serão abordadas ao longo das celebrações deste ano, é o que comenta o padre Luiz Antônio, coordenador arquidiocesano da Pastoral da Comunicação. “Para este ano da misericórdia, o papa Francisco propõe algumas obras de misericórdia corporais, inspiradas no próprio Evangelho. Dentre elas, a que será ressaltada neste dia de Corpus Christi é a de “vestir os nus”, por isso o arcebispo pede aos fiéis que forem à Catedral levem doações de roupas, em bom estado, para serem doadas as pessoas carentes de Maceió, de modo particular os moradores de rua”.

“Outro dado interessante é que a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) no regional Nordeste 2 do qual Alagoas faz parte junto com Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte viverão este dia como um grande ‘Dia de Oração pelo Brasil’, devido as circunstâncias críticas pelas quais tem passado nosso país. Esta será uma das nossas preces, hoje, diante de Jesus Eucarístico”, acrescenta padre Luiz Antônio.

Quem for à Catedral verá ainda partes das obras de restauro que estão sendo feitas no altar-mor do principal templo católico da cidade dedicado a Nossa Senhora dos Prazeres.

Deixe o seu comentário