25 de abril de 2024Informação, independência e credibilidade
Política

IML de Maceió realiza mutirão para liberar corpos

Aumento de profissionais assegurou a liberação de 17 corpos nessa segunda; Ao todo, estavam esperando necropsia 41 corpos

A intervenção do Ministério Público do Estado de Alagoas (MPE/AL), reunindo a cúpula da Segurança Pública com a Perícia Oficial resultou em mudanças no Instituto Médico Legal, de Maceió.

O aumento de profissionais assegurou a liberação de 17 corpos nessa segunda-feira (29) e outros serão entregues às famílias nesta terça-feira (30). Ao todo, estavam esperando necropsia 41 corpos.

Um levantamento feito ao término dos trabalhos constatou que restam agora 24 a ser necropsiados. Destes, três já devidamente identificados por familiares serão examinados e liberados no período da manhã. Os outros 21 corpos aguardam a presença da família e da documentação para realizar o exame cadavérico.

O promotor de Justiça, Magno Alexandre Moura, da 62a Promotoria de Justiça da Capital, especializada no Controle Externo da Atividade Policial, tomou a iniciativa de convocar as autoridades diretamente ligadas ao processo para que, em caráter urgente, alguma solução fosse encontrada assegurando o respeito ao cidadão e ao interesse público.

“O Ministério Público de Alagoas tem o interesse de zelar pelo respeito e o bom funcionamento dos serviços públicos, com isso cumpre sua missão constitucional de verificar se eles estão funcionando a contento, dentro dos princípios da legalidade, razoabilidade e eficiência. Entendemos a situação dos profissionais e esperamos, de forma geral, que em definitivo os problemas do IML sejam sanados”, ressalta o promotor Magno Alexandre Moura.