29 de fevereiro de 2016 • 11:02 am

Cotidiano

IPVA com mais de 34% de aumento: cota única com desconto só até hoje

Além de antecipar a cobrança da cota única com desconto, o governo estabeleceu um aumento acima da inflação.

Por: Da Redação
Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Print this page

O contribuinte alagoano tem até hoje para pagar a cota única do IPVA com desconto de 10%. No entanto, a reclamação geral dos usuários contra o governo Renan Filho (PMDB) é que a Secretaria da Fazenda além de antecipar a cobrança com desconto em 90 dias, ainda promoveu um aumento de 34% do imposto este ano. A grande questão para os contribuintes é que o governo elevou o imposto bem acima da alíquota da inflação, cujo acumulado está abaixo de 10%.

O pagamento da cota única com desconto nesta data é para todos os proprietários de veículos com qualquer númeração final de placa (0 a 9). A emissão da guia poderá ser emitida no site da Secretaria de Estado da Fazenda de Alagoas (Sefaz-AL).

Cota única antecipada

Cota única antecipada

 

Já os motoristas cujos veículos possuem as placas com números finais 1 ou 2, e desejarem fazer o parcelamento do imposto em seis vezes, o pagamento da 1ª parcela também está agendado para este 29 de fevereiro.

O governo alega que as alíquotas definidas são proporcionais à potência dos automóveis e motocicletas. Ou seja, motocicletas de 150 cilindradas terão alíquota de 2%; para as de cilindrada de 150 até 400, será de 3%; e acima de 400 cilindradas, a alíquota é de 4%.

Com os automóveis o processo é o mesmo. Veículos de até 80 cavalos, a alíquota é fixada em 3%; de 81 a 160 cavalos, a alíquota passa para 3,5%; e para potência acima de 160 cavalos, 4%. Ônibus, micro-ônibus, caminhão, cavalo mecânico, aeronave e embarcação permanecem com alíquota de 1%.

 

Acompanhe o calendário na tabela abaixo:

Tabela apresenta o cronograma de parcelas para cada terminação de placa respectivamente. (Foto: Divulgação / Sefaz/AL)

 

Deixe o seu comentário