29 de março de 2024Informação, independência e credibilidade
Maceió

Jaraguá Folia: 600 policiais farão a segurança das prévias do carnaval

Festa começa nesta sexta-feira com a participação de mais de 100 blocos

A Polícia Militar vai colocar 600 policiais para a segurança das prévias carnavalescas de Maceió, nesta sexta-feira, 17,  no sábado, 18 e no domingo, 19.

Militares: 600 policiais patrulharão as prévias.

O trabalho começa no Jaraguá Folia, a partir das 18 horas, quando 116 blocos estarão desfilando nas prévias pelas ruas do bairro de Jaraguá. A PM irá empregar o efetivo nos policiamentos ostensivos a pé, motorizado e montado, segundo anunciou o  comando do policiamento, que estará dividido em quatro setores, no espaço compreendido entre as praças Sinimbu e Dois Leões, será o Major Miguel Bulhões, pertencente a PM/6.

A pé, 84 homens estarão fazendo a segurança dos foliões. O patrulhamento motorizado, juntamente com a cobertura nas ruas adjacentes ao local do evento, será realizado pelas equipes do 1º Batalhão de Polícia Militar (BPM), Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran), Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE) e Batalhão de Radiopatrulha (BPRp), enquanto que as equipes do Regimento de Polícia Montada (RPMon) estarão patrulhando a região na faixa de areia, próxima ao evento.

Na Praça Marcílio Dias, bairro do Jaraguá, haverá um Posto Integrado de Segurança, composto pelas equipes das policias militar e civil, com o objetivo de dinamizar os serviços, além de servir como ponto de apoio para os efetivos. Neste local, as pessoas poderão pegar pulseiras de identificação para por nas crianças, facilitando o reconhecimento dos menores em caso de desaparecimento. Não será permitido o porte de vasilhames de vidro no local do evento.

Com o objetivo de incrementar os meios de coibir a violência, a Polícia Militar terá a disposição o sistema de videomonitoramento, que através da distribuição de câmeras, supervisionarão todos os pontos da festa. Uma equipe do Grupamento Aéreo também estará presente.

Tudo que não for visto pelos policiais será registrado por nossas câmeras. O operador estará atento para nos comunicar tudo que estará acontecendo, tanto na avenida, como nos arredores, estamos totalmente preparados para manter a ordem durante todo o desfile” afirmou Neyvaldo Amorin.

No sábado – Já em relação às prévias carnavalescas que ocorrerão no bairro da Pajuçara, a partir das 8h30 do sábado (18), com o desfile de tradicionais blocos, como Turma da Rolinha e Pecinhas de Maceió”, serão empregados 395 policiais militares do 1º BPM, BOPE BPRp, BPEsc e RPMon, que também serão distribuídos entre as modalidades de policiamento a pé, motorizado e montado, além de 27 viaturas, 12 motocicletas e dez semoventes.

O policiamento estará dividido em dois turnos, das 8 às 14 horas e das 13 às 19 horas e serão coordenados, respectivamente, pelos majores Fernando Gláucio e Rocha Lima. A área coberta estará dividida em quatro setores, compreendida entre o Departamento Nacional de Infraestrutura e Transporte (DNIT) e o Alagoinhas.

Para o comandante do CPC, todo o planejamento foi realizado com o objetivo de garantir que maceioenses e visitantes possam aproveitar as prévias carnavalescas com tranquilidade e segurança, sem causar transtorno ao policiamento existente na capital alagoana.

Estaremos reforçando o policiamento e realizando abordagens em todo perímetro da orla, pessoas mal intencionadas serão retiradas. Também ficaremos atentos aos foliões que estarão se dirigindo para as festas particulares, bem como, aos banhistas e turistas que estarão visitando nossas praias”, completou o coronel.

Bloco Vulcão – Por fim, no domingo (19), o Vulcão, bloco carnavalesco da Polícia Militar, entrará em erupção na Avenida, a partir das 09 horas, com percurso saindo da Praça Multieventos para o Alagoinhas, no bairro da Pajuçara. Este é o bloco, em atividade, mais antigo de Alagoas.

Para manter a segurança dos foliões, foram destinados 51 policiais militares, sendo 36 a pé e 15 divididos em cinco viaturas.

Recomendações –A Polícia Militar orienta aos foliões que utilizem meios de transporte público, como táxi ou ônibus, por conta dos bloqueios de vias que serão efetuados; que levem apenas um documento de identidade com foto, um cartão de crédito e somente a quantia de dinheiro que achar que irá precisar, além de evitarem se deslocar portando acessórios de grande valor.